Soluções simples podem acabar com a disfunção erétil - Principais causas da disfunção erétil

Conheça as causas, prevenção e maneiras de combater a impotência sexual masculina - Principais causas da disfunção erétil

Slide 2 de 10

Principais causas da disfunção erétil

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os casos de impotência sexual podem ocorrer por inúmeros fatores físicos e mentais. "A ereção peniana é um fenômeno fundamentalmente vascular que se processa no interior dos corpos cavernosos e ocorre na dependência da integridade anatômica e funcional destes, sofrendo modulação neurológica, hormonal e psíquica. A anamnese é fundamental na identificação de fatores psicogênicos na etiologia da disfunção erétil", explica o especialista.

Fatores psicológicos, como ansiedade, depressão, ou simplesmente insegurança, são comuns e podem causar a disfunção erétil. Porém, existem também alguns sinais de que o problema pode ter origem traumática, neurológica ou hormonal. De acordo com o médico, também vale a pena ficar atento caso ocorra uma redução ou ausência de ereções matinais e/ou involuntárias - independentes do estímulo sexual.  

No entanto, grande parte dos problemas relacionados à impotência sexual é atrelada a fatores mentais e emocionais. "Orientar o paciente com disfunção erétil psicogênica ocasionada por preocupações com padrões de normalidade sexual, desconhecimento ou falta de informação sexual, insegurança e falhas ocasionais ou circunstanciais (ansiedade de desempenho) é fundamental. Nesses casos, é necessário ouvir a queixa do paciente, entendê-la e responder adequadamente às questões levantadas", explica o Dr. Suarez.

De acordo com o médico, a disfunção erétil possui, basicamente, causas hormonais, vasculares, neurogênicas e medicamentosas. Confira:

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES