Sintomas que revelam um alto nível de açúcar no sangue

A elevação do nível de açúcar no sangue é responsável pelo surgimento do diabetes

Alguns sintomas podem ser um sinal de alerta para o aumento de açúcar no sangue | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A elevação do nível de açúcar no sangue é responsável pelo surgimento do diabetes, que costuma afetar o sistema nervoso do paciente e acarreta um prejuízo à função dos nervos. Isso pode levar o corpo a apresentar algumas dores, às quais é necessário que se fique atento para que se possa impedir o avanço do diabetes e tratá-lo rapidamente

Por desaparecerem por conta própria, muitas vezes essas dores são ignoradas, o que pode impedir que se busque um tratamento adequado de forma precoce. Para ajudar a ficar atento, nós trouxemos uma lista com algumas destas dores que merecem atenção. Uma dessas são as cãibras nas pernas, que é um sintoma frequente de pessoas com diabetes. Isso se dá por causa de danos nos nervos das pernas, a neuropatia diabética.

Dor nas costas

De acordo com estudos, pessoas que sofrem com diabetes têm um risco bem maior de ter dores musculoesqueléticas, como dores no pescoço e nas costas, que podem ser insuportáveis, às vezes. No entanto, a relação entre o diabetes e a dor musculoesquelética não é totalmente clara. Em teoria, o diabetes e dor nas costas têm fatores de risco comuns, como sobrepeso, falta de atividade física ou fatores predisponentes, como inflamação sistêmica de baixo grau.

Dor nas pernas

Quando o paciente apresenta dor intensa nas pernas é um sinal de que o nível de açúcar no sangue está em níveis acima dos normais e aceitáveis. Essa é uma dor que difere bastante daquela que sentimos quando estamos machucados ou feridos. Parece desconforto e dores curtas e dolorosas por dentro.

Sensibilidade ao toque

A neuropatia diabética causa sensibilidade ao toque e, graças a ela, algumas pessoas podem ter sensibilidade até mesmo ao toque mais leve, podendo sentir desconforto até mesmo com o contato com o lençol. Os danos nos nervos periféricos afetam as mãos, pés, pernas e braços, e é o tipo mais comum de dano nos nervos para pessoas com diabetes.

Diabetes

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES