A pressão alta ou hipertensão arterial é uma condição crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, acima de 140x90 mmHg. Essa é uma doença que costuma ser silenciosa e, por isso, a maioria das pessoas não apresentam sintomas, em outras é possível perceber alguns sinais que mostram que é hora de ligar o alerta.
Segundo o site do Ministério da Saúde, os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito. Neste caso, o paciente pode sentir dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Há ainda casos de sensação de pulsações no pescoço ou na cabeça
A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.
O diagnóstico deste problema costuma ser simples. Medir a pressão regularmente é a única maneira de saber se você sofre com hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.
É preciso não descuidar desse cuidado, afinal a pressão alta pode acarretar problemas graves. Ela é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Segundo o site do Ministério da Saúde, no Brasil, 388 pessoas morrem por dia por hipertensão.
A melhor maneira de se cuidar e prevenir a hipertensão arterial é levar um estilo de vida saudável. Diante disso, ações como fazer uma dieta equilibrada e com pouco sal, evitar o excesso de peso corporal, fazer exercício físico regular, 3 a 5 vezes por semana e evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas são atitudes que ajudam muito.