Setembro Amarelo: aprenda como monitorar a saúde mental e prevenir doenças - O que é Setembro Amarelo

Veja quais são os primeiros sintomas de que algo não está legal com a mente e como conseguir ajuda - O que é Setembro Amarelo

Slide 1 de 4

O que é Setembro Amarelo

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A campanha Setembro Amarelo é organizada nacionalmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Sendo assim, o objetivo é alertar as pessoas sobre os graves riscos que transtornos mentais podem causar.

"As ações do Setembro Amarelo funcionam como uma forma de prevenção e sensibilização, tanto àqueles que podem estar passando por algum tipo de sofrimento, quanto às pessoas próximas, na detecção de fatores que identifiquem quando um ente querido não está bem", explica Ligia Kaori Matsumoto, psicóloga da UBS Alto da Riviera, gerenciada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que, a cada 40 segundos, uma pessoa é vítima de suicídio no mundo. No Brasil, a ABP aponta que 96,8% dos casos estão relacionados diretamente a algum transtorno mental, como depressão e ansiedade. Dessa forma, para reverter esse quadro é importante ficar atento aos sintomas e procurar ajuda quando necessário.

Slide 1 de 4
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES