A hipertensão é uma doença grave que está relacionada a pressão alta. Segundo o Ministérioa da Saúde, a enfermidade não tem cura e faz parte da lista de comorbidades incluídas na vacinação contra a Covid-19. O diagnóstico considera a situação em que os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). O comportamento é um dos principais fatores relacionados ao desenvolvimento da pressão alta. Especialistas chamam a atenção para a importância dos cuidados. VEJA DICAS:
A ingestão diária de sal recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de menos de 5g por dia, equivalente a uma colher de chá, que concentra em torno de 2g de sódio. O consumo adequado ajuda a reduzir a pressão arterial, o risco de doenças cardiovasculares, derrame e ataque cardíaco.
Produtos alimentícios processados e embutidos contribuem de forma significativa para o consumo de sal em excesso. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), pães processados, salgados, salgadinhos e produtos derivados de carne e queijos estão entre as categorias com alto teor de sódio.