Fruta de árvore que pode alcançar até sete metros de altura, a seriguela (Spondias purpurea L.) possui 18 espécies, com seis delas sendo encontradas no Brasil. Ela é nativa da América Central e de fácil adaptação a climas tropicais, áridos e semiáridos.
Muito comum na região nordeste, a fruta é rica em vitamina C e fibras alimentares. O consumo pode ajudar a prevenir distúrbios intestinais e até reduzir a incidência de câncer de cólon.
Como se escreve?
Uma curiosidade sobre a fruta, e que com certeza já levantou debates, é a sua grafia. Seriguela, siriguela, ceriguela ou ciriguela? Não existe uma forma oficialmente correta de se escrever o nome. A grafia muda conforme cada país ou região de cultivo.
O único ponto comum sobre a escrita é o nome científico Spondias purpurea, pertencente à família Anacardiaceae, da ordem Sapindales. O fruto é ainda chamado de ameixa-da-espanha, cajá vermelho, ciroela, jocote e ciruela mexicana
.
Benefícios
Rica em fibras alimentares e fonte de vitamina C, a seriguela é aliada contra a constipação, previne hemorroidas e contribui também no tratamento da obesidade, além de ajudar a reduzir o colesterol ruim.
O consumo da fruta ainda é benéfico na regulação da glicemia no sangue, além de diminuir risco de doenças cardiovasculares.
A fruta possui ainda uma série de nutrientes como cálcio, ferro, zinco e tiamina.
Veja alguns benefícios para a saúde:
-Por ser fonte de vitamina C (ácido ascórbico), o fruto contribui no aumento da absorção e utilização do ferro não heme, combatendo a anemia; é um cofator para enzimas envolvidas na biossíntese do colágeno, hormônios adrenais, carnitina e de neurotransmissores, participa do processo da inativação de radicais livres (como antioxidante) e contribui no processo de cicatrização tecidual.
-Em relação à composição fitoquímica, estudos mostram a presença de diferentes compostos fitoquímicos nas cascas e sementes de seriguelas, entre eles flavonoides, catequinas, cumarinas, triterpenoides, esteroides, saponinas, entre outros. Os diversos compostos presentes e as propriedades nutricionais que o consumo diário oferece à saúde fazem desse fruto importante aliado da dieta.
-Os compostos bioativos (compostos fenólicos) presentes no fruto são capazes de auxiliar no equilíbrio de processos oxidativos biológicos, exibindo efeitos protetores em doenças não transmissíveis, como câncer.
Quando é a época da seriguela?
A época da seriguela se inicia no fim da primavera, com colheita no nordeste do Brasil entre os meses de dezembro e março.
Segundo a professora e nutricionista Aline Sobreira, um dos maiores polos de produção da fruta é na região do Cariri cearense
O período de frutificação difere em outros países. No México, por exemplo, a produção ocorre durante todo o ano, com a variedade red mombin sendo produzida de setembro a outubro, no fim da estação chuvosa.
Qual o sabor da seriguela?
De sabor doce e agradável, a seriguela é aromática, ácida e suculenta, segundo define a nutricionista Aline Sobreira.
Origem
Originada na América Central, a seriguela atualmente é vastamente encontrada nos países tropicais, desde o sul do México até o Brasil. O pé de seriguela ainda tem ocorrência, em menor escala, em algumas regiões da África e da Ásia.
Conforme Aline Sobreira, a fruta é muito tradicional em território mexicano, desde a época da colonização europeia.
A espécie de adaptou satisfatoriamente às condições climáticas do Brasil, do Equador, da Colômbia e do Peru, por exemplo.
O que fazer com a seriguela
Pela qualidade dos frutos, é possível produzir uma série de alimentos e bebidas derivadas da seriguela. Além do suco, que pode ser feito naturalmente ou por meio da polpa, algumas variações são geleias, molhos, bebidas como licor e vinho e até sobremesas.
A nutricionista Aline Sobreira explica que a seriguela, quando madura, se torna perecível muito rápido. Para um melhor aproveitamento da fruta, é recomendado o congelamento após higienização prévia.
Suco
Para fazer o suco da seriguela natural é preciso levar as frutas com água gelada e bater no liquidificador até que seja formada uma bebida homogênea.
Há a opção de coar o líquido após o batimento, para separar o suco das sementes. Aline Sobreira comenta que o preparo da bebida pode ser realizado também com leite de soja, avelã ou arroz, a fim de incrementar o valor nutricional.
Como tirar a polpa?
A retirada da polpa de uma fruta ocorre por meio de um processo chamado despolpamento. Para realizar a despolpa da seriguela é preciso fazer uma seleção prévia, além de higienização do fruto, de modo a investigar se há possíveis detritos animais ou vegetais.
Após essa etapa, é feito descascamento da fruta e a retirada da semente, que pode ser de forma manual, com o uso de peneiras, ou mecânica.
Com a polpa desintegrada, é preciso recolhê-la em recipientes limpos (aço inoxidável, por exemplo). O produto é então acondicionado e colocado em embalagens específicas ou então uma dosadora de quantidades para, depois, realizar o congelamento.
Engorda?
O exagero no consumo da fruta, assim como o de qualquer alimento. pode contribuir para o aumento de glicemia e de peso, devido ao valor calórico.
A ingestão da seriguela associada à prática de exercícios físicos regulares e ao equilíbrio na alimentação contribuem para melhora na saúde e perda de peso.