Semana Santa: conheça os super benefícios destes peixes para a saúde

Em alguns dias da Semana Santa as famílias optam por não consumir carne vermelha, que é trocada pelo peixe

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Semana Santa e, sobretudo, a Páscoa é um período importante para muitos. Algumas tradições são seguidas e passam de geração a geração, principalmente na alimentação, em que famílias optam por não consumir carne vermelha na Sexta-feira Santa. Neste dia, o peixe é o alimento mais consumido. E o que não faltam são opções para incrementar o cardápio.

O peixe domina os cardápios da Semana Santa no Brasil (Foto:Carlos Andre Santos / Shutterstock.com)

Cavalinha (peixe)

A nutricionista Patrícia Bertolucci trouxe algumas dicas em entrevista para o site Minha Vida e a primeira delas é a cavalinha. Este é um peixe, segundo a profissional, com pouca gordura nociva e é uma excelente fonte de ômega 3, dentre seus benefícios está a proteção das artérias contra problemas cardiovasculares, além de ajudar a combater inflamações.

Sardinha

A sardinha é um dos pescados mais acessíveis para o bolso do brasileiro e não é por ser barato que tem poucas qualidades. A nutricionista explica que, dentre as vantagens da sardinha está o fato de ele ser um alimento de fácil digestão, além disso é uma excelente fonte de minerais e vitaminas A e D, que se mantêm íntegras mesmo na conserva.

Truta

A truta também é uma ótima opção de alimento para compor o cardápio da Semana Santa. "O peixe apresenta também ácidos graxos ômega-3 e baixo teor de calorias, o que a torna uma boa opção para dietas de emagrecimento e na redução do colesterol ruim (LDL), nocivo ao coração" explica a nutricionista, Patrícia Bertolucci,

Linguado (peixe)

O linguado é queridinho e já se tornou um clássico nos cardápios de restaurantes especializados em frutos do mar. Uma das explicações para esta preferência é o fato de sua carne ser muito saborosa. "Tem baixo teor de gordura e altos níveis de iodo, proteína e selênio e vitamina E", explica Patrícia Bertolucci. 

Bacalhau

Poucos pratos têm mais a cara da Semana Santa do que aqueles à base de bacalhau. Suas qualidades são inúmeras, sendo considerado um peixe rico em ferro, fósforo, magnésio e em vitaminas A, E, D, B1 e niacina. Além disso, ele é de fácil digestão. "Uma boa fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6, que favorecem o desenvolvimento do sistema imunológico e contribuem para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides", completa Patrícia. 

Salmão

O salmão também um peixe cheio de benefícios para a saúde de quem o consome, sendo riquíssimo em ômega 3, possui sabor delicado e coloração bastante característica, proporcionando versatilidade em preparações culinárias. "Os benefícios do salmão não se limitam somente à presença do ômega 3. O peixe também é fonte de vitamina A, D e minerais como o selênio e magnésio", explica a nutricionista Clarissa Fujiwara.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES