A compatibilidade do sistema ABO e o fator Rh, que indica se o sangue é positivo ou negativo, estão entre os critérios indispensáveis para uma transfusão sanguínea segura e eficaz.
Além do sistema ABO, o mais conhecido de divisão sanguínea, existem pelo menos 43 grupos com mais de 378 antígenos. A especialista explica essas tipificações, que se referem à presença ou não de uma substância na membrana do glóbulo vermelho.
“Nessa membrana celular podemos encontrar o antígeno A, o antígeno B ou até mesmo o antígeno A e B. Mas também é possível que esse glóbulo vermelho não tenha antígeno nenhum, nesse caso ele será o que chamamos de sangue O”, diz Carla.
A compatibilidade é parte fundamental para o sucesso das transfusões. “Transfusão incompatível no sistema ABO pode levar à morte do paciente, pois as defesas do nosso corpo são muito fortes e uma vez que detectam sangue incompatível, vão destruir os glóbulos vermelhos com o outro tipo de antígeno, causando lesão pulmonar e outros quadros graves”, esclarece.