SEÇÕES

Saiba quais são os exercícios físicos que fortalecem ossos e previnem osteoporose

Entenda como atividades de impacto e força ajudam a fortalecer os ossos, manter a densidade mineral e prevenir a osteoporose em todas as fases da vida

Saiba quais são os exercícios físicos que fortalecem ossos e previnem osteoporose | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O exercício físico vai muito além de melhorar o condicionamento muscular e cardiovascular. Ele é uma das principais estratégias para fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose, doença que torna os ossos frágeis e mais suscetíveis a fraturas. Estudos científicos revelam que praticar atividades físicas regularmente promove estímulos que aumentam a densidade mineral óssea e ajudam a manter essa proteção ao longo dos anos.

Os benefícios se devem ao impacto mecânico gerado durante a execução de exercícios, que estimula células chamadas osteoblastos, responsáveis pela formação de tecido ósseo novo. Por isso, quanto antes se inicia a prática, melhor: na juventude, o estímulo contribui para construir a chamada “reserva óssea”, uma base de massa óssea que será essencial na vida adulta e na maturidade.

Além de favorecer o aumento da massa óssea, o fortalecimento muscular reduz a sobrecarga nas articulações e melhora o equilíbrio, diminuindo o risco de quedas, uma das principais causas de fraturas em pessoas com osteoporose.

Exercícios (Foto: Reprodução/ Internet) 

Os melhores exercícios para prevenir a osteoporose

Para quem quer proteger os ossos e manter a saúde em dia, especialistas recomendam priorizar atividades que combinem impacto e força. Veja quais práticas oferecem mais benefícios:

1.Corrida e pular corda

Atividades de impacto que estimulam a formação óssea e aumentam a densidade mineral dos ossos.

2.Musculação e treino com pesos

Exercícios de força ajudam a manter e até a ganhar massa óssea, além de fortalecer os músculos de suporte.3.

3.Esportes coletivos

Modalidades como basquete, vôlei e futebol incluem movimentos que promovem impacto saudável sobre o esqueleto.

4.Yoga e pilates

Embora com menor impacto, contribuem para o fortalecimento muscular e o equilíbrio, importantes na prevenção de quedas.

O ideal é manter a prática regular ao longo da vida, adaptar a intensidade à faixa etária e combinar diferentes tipos de exercícios. Os profissionais também indicam somar alimentação rica em cálcio, exposição ao sol para a síntese de vitamina D e acompanhamento profissional potencializa ainda mais a proteção contra a osteoporose.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também