Saiba quais são os benefícios da abobrinha para a saúde - 6. Fortalece os ossos

Um vegetal popular, saboroso e saudável. Conheça melhor a abobrinha! - 6. Fortalece os ossos

Slide 7 de 7

6. Fortalece os ossos

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A abobrinha é uma fonte moderada de cálcio. Cada 100 g do vegetal oferece aproximadamente 20 mg de cálcio, mineral importante que tem um impacto positivo na saúde do sistema nervoso e na manutenção dos dentes e ossos. O alimento contribui para dar mais vida à pele e cabelos e fortalecer as unhas, devido à ação do cálcio com o silício, que são encontrados na composição do vegetal.

Benefícios em estudo

- Pode combater o câncer: estudos realizados in vitro e em animais indicam que o extrato da abobrinha pode inibir o crescimento de algumas células do câncer. No entanto, ainda não foram realizados testes em humanos para comprovar o benefício.

- Faz bem para a próstata: uma pesquisa realizada em animais mostrou que o extrato de sementes de abobrinha diminuiu o risco da hiperplasia prostática, que é um aumento benigno da próstata. Esse problema de saúde pode causar dificuldades para urinar e atrapalhar as relações sexuais dos homens mais velhos.

Contraindicações

Não há comprovação científica de que a abobrinha possa causar riscos à saúde, se consumida em quantidade adequada. Algumas pessoas podem apresentar alergia ao alimento, mas são casos mais raros. Pacientes com distúrbios renais devem se atentar para a quantidade consumida devido ao potássio, que pode agravar os problemas de saúde.

Formas de consumo

A abobrinha pode ser consumida crua ou preparada de diversas maneiras: cozida, refogada, frita, assada, recheada ou gratinada, em saladas e sopas ou como acompanhamento de carne ou peixe. Comer o vegetal cru contribui para o maior aproveitamento dos benefícios.

Entre as opções cozidas, o cozimento a vapor preserva melhor os nutrientes e compostos bioativos do alimento. Os preparos que utilizam técnicas de frituras e empanadas devem ser evitados, pois são menos saudáveis e mais calóricos.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES