Em 2023, durante uma participação no programa *Mais Você*, Preta Gil compartilhou com Ana Maria Braga os sintomas que a fizeram desconfiar de que algo estava errado com sua saúde. A cantora, que morreu neste domingo (20), relatou episódios de prisão de ventre severa e alterações no formato das fezes, sinais que, mais tarde, seriam associados ao câncer colorretal.
“Estava há seis meses com uma prisão de ventre absolutamente exagerada, 10 dias sem ir ao banheiro. Quando conseguia, as fezes saíam com sangue, muco e em formato achatado, como uma fita”, disse Preta. Segundo ela, o tumor localizado no reto pressionava as fezes, alterando seu formato — um sinal que muitas vezes é ignorado.
A artista alertou sobre o hábito de normalizar sintomas incomuns. “A gente prioriza o trabalho, a correria, e a saúde vai ficando em segundo plano”, afirmou. Além dos sinais intestinais, Preta começou a apresentar picos de pressão alta e dores de cabeça intensas. Em sua primeira internação, foi diagnosticada com cefaleia e encaminhada a um neurologista. No dia seguinte, ao sentir um forte sangramento retal, desmaiou e foi levada às pressas ao hospital, onde exames detectaram o tumor.
Preta também lamentou não ter feito uma colonoscopia antes do diagnóstico. O exame, indicado a partir dos 45 anos ou para quem tem histórico familiar da doença, permite detectar e remover pólipos antes que se tornem câncer. “É um exame muito importante, mas ainda pouco acessível. Se eu tivesse feito, talvez tivesse descoberto antes”, disse.
Em entrevista ao *Jornal Nacional* nesta segunda-feira (21), dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostraram que mais de 45 mil brasileiros devem ser diagnosticados com câncer colorretal em 2025. É o terceiro tipo mais comum entre homens e mulheres, atrás apenas dos cânceres de pele não melanoma, mama e próstata. Em 2020, o país registrou cerca de 20 mil mortes pela doença; em 2024, o número subiu para quase 26 mil.
O relato de Preta Gil reforça a importância da atenção aos sinais do corpo e da realização de exames preventivos para diagnóstico precoce do câncer colorretal.