Saiba quais alimentos e bebidas podem piorar os sintomas da sua enxaqueca
- Alimentos que podem piorar a enxaqueca
A enxaqueca é uma condição neurológica que atinge milhões de pessoas e costuma se manifestar por uma dor intensa e latejante, geralmente em apenas um lado da cabeça.
- Alimentos que podem piorar a enxaqueca
A alimentação tem um papel importante na prevenção e no agravamento das crises. “Manter uma dieta equilibrada, rica em alimentos naturais e com boa hidratação diária, é uma das estratégias para evitar episódios de enxaqueca”, orienta Nadya. Apesar de a sensibilidade aos alimentos variar de pessoa para pessoa, alguns itens são reconhecidos por disparar crises com mais frequência. Confira os principais:
• Café: embora tenha propriedades benéficas quando consumido com moderação, pode piorar a dor em pessoas sensíveis. Além disso, a interrupção repentina do hábito de tomar café também pode desencadear crises.
• Bebidas alcoólicas: especialmente o vinho tinto e outras bebidas fermentadas, são vilões comuns da enxaqueca.
• Queijos maturados, carne de porco, chocolate e frutas cítricas: esses alimentos contêm substâncias que podem atuar como gatilhos em indivíduos predispostos.
• Derivados do leite: podem afetar pacientes com intolerância ou sensibilidade, contribuindo para o agravamento dos sintomas.
• Aditivos alimentares: substâncias como glutamato monossódico, aspartame, nitrato de sódio e corantes artificiais presentes em enlatados, conservas e ultraprocessados também devem ser evitadas.
Segundo a nutricionista, a retirada de qualquer alimento deve ser orientada por um profissional, para evitar deficiências nutricionais. O ideal é fazer uma avaliação individualizada para identificar quais alimentos desencadeiam sintomas em cada paciente.