Vai passar o Réveillon no litoral e já está pensando naquele bronze dos sonhos, né? Afinal, nada combina mais com sol e mar do que a pele bronzeada! Porém, além da exposição solar, vale pensar em outras alternativas para dourar a pele, viu? Isso porque o sol pode ser potencialmente perigoso, principalmente quando não houver proteção adequada e em horários de maior incidência.
Sendo assim, você pode recorrer ao autobronzeamento — uma técnica caseira feita com produtos específicos — ou até mesmo recorrer à alimentação, sabia? Pode parecer estranho, mas alguns alimentos realmente conseguem impactar em nosso bronze por serem fontes de betacaroteno, um tipo de carotenóide. Vamos entender melhor?
“Os carotenóides possuem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento. Além disso, são precursores da vitamina A, que atua na proliferação celular, ou seja, ela repara e mantém o tecido da pele queimado pelo sol, mantendo o bronzeado”, explica a nutricionista Natalia Barros. Ela acrescenta ainda que “isso é possível porque ela possui efeito fotoprotetor, uma vez que suas moléculas absorvem a radiação ultravioleta e impedem que ela danifique o DNA celular”. Demais, né?
Os alimentos certos
Já sabemos que o segredo está no betacaroteno, mas quais alimentos o contêm? No geral, podemos dividir esse grupo em frutas amarelo-alaranjadas e em vegetais verdes-escuro. Veja quais são e capriche no seu cardápio diário:
cenoura
manga
tomate
pimentão
abacate
abóbora
mamão
melancia
caqui
laranja
damasco
pêssego
acerola
couve
espinafre
brócolis
mostarda
quiabo