A modelo e empresária Gracyanne Barbosa, 42 anos, sofreu lesão no joelho, suspeita em tendão, a confirmar por ressonância magnética. Ela participa do Dança dos Famosos no Domingão com Huck e perdeu 11 kg durante o programa. Especialistas explicam que a musculatura forte pode levar à ruptura do tendão, causada por sobrecarga e falta de repouso.
O que é o tendão?
O tendão é uma estrutura especializada que conecta os músculos aos ossos. O tendão do bíceps, por exemplo, liga o músculo do bíceps ao osso para contrair o músculo. O tendão puxa o osso da articulação e faz os movimentos, como os de flexão, extensão e rotação.
O que pode causar o rompimento do tendão?
O rompimento de tendão pode ser causado por corrida, trauma, contração muscular forte, sobrecarga e falta de repouso. Doenças como artrite reumatoide e uso excessivo de corticoides também favorecem lesões.
É comum em esportes de contato e em halterofilistas que usam anabolizantes, pois a musculatura forte exerce pressão que o tendão não acompanha. O uso desses produtos pode aumentar o peso corporal em até 30 kg, elevando a sobrecarga.
Segundo especialistas, não é possível fortalecer tendão como um músculo. O treino contínuo sem repouso leva à tendinopatia, que fragiliza o tendão e pode causar ruptura.
Como é o diagnóstico de rompimento de tendão?
O diagnóstico pode ser feito por clínico, ultrassom ou ressonância magnética — o mais preciso, segundo Luzo. No rompimento do tendão de Aquiles, surge um buraco atrás da lesão, e o paciente tem dificuldade para estender e dobrar o pé.
No rompimento do tendão do bíceps, o músculo sobe e forma a chamada “bola de Popeye”. Situação semelhante pode ocorrer no quadríceps da coxa.
Como é a cirurgia para corrigir um rompimento de tendão?
A cirurgia para rompimento de tendão envolve suturar as pontas rompidas. Em alguns casos, usa-se reforço de outro tendão, comum no joelho. A maioria das rupturas é cirúrgica, dependendo da gravidade da lesão.