O modelo de trabalho remoto, comumente chamado de home office, tornou-se a principal modalidade adotada por empresas ainda no primeiro semestre de 2020. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da Fundação Getúlio Vargas (FGVSaúde), cerca de 75% dos entrevistados que trabalham à distância queixaram-se de dores no pescoço, evidenciando a importância do acompanhamento com profissionais da fisioterapia para o bem-estar de quem trabalha em casa.
A pesquisa também evidencia que essa alternativa de trabalho e estudo não presencial também causou dores nas costas em 58% dos entrevistados. Para o fisioterapeuta e coordenador de Fisioterapia da Faculdade UNINASSAU, campus Redenção, Valmor Macedo, o isolamento aliado ao sedentarismo pode agravar doenças ortopédicas, sendo importante a realização de atividades físicas e ginástica laboral.
“Ficar o dia inteiro na mesma posição, ou preferir o sofá e a cama ao invés de uma mesa, com certeza traz consequência para a saúde dos ossos e músculos. Isso pode agravar doenças reumáticas, como bursite e tendinite, e favorecer a perda de massa e força muscular. Por isso, alguns exercícios laborais feitos antes de iniciar o expediente pode ajudar bastante, e não atrapalha em nada, porque são feitos em no máximo 15 minutos”, explica Valmor.
As doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT`s) podem ser prevenidas com exercícios físicos diários. O fisioterapeuta pontua que alongamentos e uma caminhada pela casa podem evitar dores lombares e no pescoço. “Fazer alongamento a cada meia hora, caminhar pela casa mesmo e alongar a musculatura dos punhos são ótimas maneiras de evitar as dores no pescoço, região lombar e nas costas como um todo. Eu sempre faço um alerta: tornar essas atividades rotineiras favorece o alívio das tensões musculares e previne as Dort’s, tão comuns em trabalhadores de escritório”, finalizou o fisioterapeuta Valmor Macedo.
A Faculdade UNINASSAU, campus Redenção, oferece atendimento gratuito para a comunidade em serviços de Fisioterapia. Para realizar uma consulta, os interessados podem agendar o atendimento pelo número (86) 3194.1819.