Quem teve dengue pode doar sangue? Conheça os critérios para ser um doador

O Dia Mundial do Doador de Sangue celebra um ato altruísta e de solidariedade que ajuda a salvar muitas vidas

Avalie a matéria:
Imagem ilustrativa do Dia Mundial do Doador de Sangue | Reprodução/Agência Brasil

Hoje, dia 14 de junho, o mundo celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data dedicada a todos os doadores voluntários e a conscientizar sobre a importância deste gesto que salva milhares de vidas todos os anos.

No entanto, ainda há dúvidas em relação ao processo de doação de sangue, como, por exemplo: “pessoas obesas podem doar sangue?”, "Quem tem tatuagem pode doar?", "Quem teve dengue precisa esperar?". Por isso, o Meio News explica quais são os requisitos necessários e as regras para quem deseja praticar esse ato de solidariedade.

CRITÉRIOS BÁSICOS PARA A DOAÇÃO

- Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);

- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial. Documentos digitais com foto também são aceitos.

- Pesar no mínimo 50 kg;

- Não estar gestante ou amamentando;

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado;

- Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;

- Caso a doação vá acontecer após o almoço, aguardar 2 horas.

O QUE IMPEDE ALGUÉM DE DOAR

- Hepatite após os 11 anos de idade.

- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

- Uso de drogas ilícitas injetáveis.

- Doença de Parkinson.

- Hepatite B ou C após, ou antes, dos 10 anos

- Hepatite por medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente. 

- Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se levar o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

QUEM TEVE DENGUE PODE DOAR?

A pessoa que teve dengue clássica deve aguardar 30 dias após a cura para poder realizar a doação de sangue. Caso a pessoa tenha contraído a dengue hemorrágica, esse período estende-se para 6 meses.

Para candidatos que tiveram contato sexual com pessoas que receberam diagnóstico de arboviroses como dengue, Zika e Chikungunya, precisa esperar 30 dias após o último contato sexual. Se o parceiro teve dengue hemorrágica, o prazo aumenta para 6 meses.

PESSOAS OBESAS PODEM DOAR?

Pessoas obesas podem doar sangue desde que atendam a certos critérios de saúde relacionados a doenças crônicas como diabetes e hipertensão, por exemplo.

Se a pessoa que tem diabetes estiver controlando apenas com alimentação ou hipoglicemiantes orais, e não apresentar alterações vasculares, poderá doar, isto ocorre com os pacientes portadores de Diabetes mellitus tipo II. Nos casos de Diabetes (tipo I e II) com uso de insulina, o candidato não poderá fazer a doação.

QUEM TEM TATUAGEM PODE DOAR?

 Conforme o Ministério da Saúde, as pessoas que fizeram tatuagem ou maquiagens definitivas precisam esperar um ano para doarem sangue novamente. 

Em alguns serviços de coleta de sangue, pela capacidade de avaliação das condições de realização destes procedimentos na região/município, o período de inaptidão é de 6 meses.

QUEM TOMA VACINA PODE DOAR SANGUE?

Algumas vacinas, como a contra dengue, exigem um tempo de intervalo até a doação de sangue. A vacinação para Covid-19 impede a doação por 48 horas ou 7 dias, a depender da vacina. 

- Coronavac, da Sinovac/Butantan/Covaxin: 48 horas após cada dose;

- Oxford/AstraZeneca/Fiocruz/Pfizer/BioNtec/Fosun Pharma/Janssen-Cilag/Sputinik/Moderna: 7 dias após cada dose;

- A vacinação para influenza impede a doação por 48 horas;

- A vacinação para Hepatite B impede a doação por 48 horas;

- A vacinação para febre amarela impede a doação por 4 semanas.

COMO É FEITA A DOAÇÃO DE SANGUE?

Doar sangue é totalmente seguro. Não há nenhum risco de contaminação durante a doação de sangue, pois todos os materiais utilizados para doação de sangue são descartáveis e de uso único. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.

Pessoas do sexo masculino podem doar sangue de 2 em 2 meses, totalizando o máximo de quatro doações por ano. Para pessoas do sexo feminino, podem doar sangue de 3 em 3 meses, sendo, no máximo, três doações anuais.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES