Quantos quilos devemos perder por mês de forma saudável?

Muitas pessoas buscam emagrecer, mas esse processo não deve ser feito de qualquer jeito e nem ter metas muito ousadas

O processo de emagrecimento deve seguir alguns critérios para que possa acontecer de forma segura | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Muitas pessoas colocam em suas metas perder peso e, para isso, passam a adotar um estilo de vida mais saudável, com alimentação balanceada e prática de atividade física. Dessa forma, os resultados começam a aparecer e as gordurinhas indesejadas começam a ir embora. No entanto, até quantos quilos podemos perder no mês de forma saudável?

A nutricionista Cynthia Howlett explica que é preciso emagrecer gradativamente, pois a perda de peso rápida, através de dietas restritivas demais, excesso de exercícios e medicações não costuma durar e o paciente ganha tudo novamente. “O ideal seria mais ou menos perder de 4kg a 5kg por mês, para que possa ganhar massa muscular, diminuir essa gordura, depois manter isso por um tempo maior. Para que isso realmente seja duradouro e que tenha adesão a esse tratamento”, diz. Em entrevista para o Sport Life.

A profissional explica que alguns cuidados são necessários nesse processo de perda de peso. Ela afirma que em muitos casos as pessoas se proíbem de comer algo, o que acaba instigando a vontade de comer mais. O ideal é saber inserir as quantidades adequadas para que não se abra mão daquilo que se gosta. Se privar totalmente de certos alimentos, segundo a nutricionista, pode contribuir para que o paciente tenha distúrbios alimentares.

“Já é uma coisa que eu não sou a favor porque nós precisamos de tudo que tem na alimentação, inclusive os carboidratos, que fornecem energia. Lógico que sempre com bom senso, moderação e equilíbrio. Porque, a partir do momento que nós estamos fazendo emagrecimento temos que ter um deficit calórico”, termina Howlett.

Então, o que fazer para emagrecer rápido?

“Precisamos de mais radicalismo para alcançar a meta desejada em 30 dias. Os principais pontos cortados são os alimentos processados e ultraprocessados, que são sempre ricos e açúcar e gordura, o consumo de sal e bebida alcoólica. Realizar atividade física de quatro a cinco vezes na semana por no mínimo 200 minutos por semana”, garante a médica endocrinologista Deborah Beranger.

Muitas pessoas procuram profissionais para conseguir perder peso sem entender que o tratamento é crônico e exige mudanças de comportamento para a vida toda. “Conversar com a família e amigos e pedir colaboração ajuda muito também. Isso tudo com acompanhamento médico, nutricional e psicológico, se for necessário. Nunca esquecer que após esses 30 dias um equilíbrio deve ser buscado e um tratamento contínuo e saudável é essencial para se obter uma qualidade de vida”, encerra Deborah.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES