
Os problemas periodontais são uma das principais causas de perda de dentes em adultos, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, apesar da sua prevalência, esses problemas ainda são frequentemente subestimados e mal compreendidos. Muitas pessoas desconhecem suas causas, sintomas e formas de prevenção.
Tais problemas são causados pela inflamação e infecção das gengivas e dos tecidos que suportam os dentes. “Pode variar desde a doença periodontal, que é crônica e não tem cura, necessitando de tratamento e acompanhamento, até problemas como excesso ou falta de gengiva, que trazem incômodos estéticos”, explica o dentista e especialista periodontal, Antônio Francisco Torres.
As causas do problema são variadas, mas três merecem destaque:
A primeira é a infecção bacteriana, o tipo de bactéria que mora na boca e gera essa infecção. A segunda é a questão genética, em pessoas que já tem a predisposição em desenvolver inflamações crônicas. E a terceira é a higiene ruim, que é o ponto que podemos trabalhar melhor pra evitar o progresso da doença
doença silenciosa
Segundo o especialista, a doença é chamada de silenciosa justamente pela demora que os pacientes levam pra perceber o problema e procurar um profissional. “O grande mal dessa doença é que ela é assintomática. Como não afeta tanto a aparência no começo e nem dói, os pacientes só costumam nos procurar quando o estágio já está avançado”, ressalta.
Mas Antônio Torres dá dicas para as pessoas ficarem atentas. Como investigar o histórico familiar, se há casos entre pais e avós de dentes perdidos por amolecimento. “Também é importante ficar atento ao sangramento gengival, pois é um sinal de alerta. É quando a pessoa deve procurar um dentista e é também o momento para melhorar a higienização bucal. Escove os dentes superiores separadamente dos inferiores e use fio dental”, acrescenta.
Tratamento
O tratamento dos problemas periodontais depende da gravidade da doença e pode incluir procedimentos como limpeza profissional, cirurgia periodontal e uso de antibióticos. No entanto, a prevenção é a melhor forma de evitar os problemas periodontais. “É importante que as pessoas estejam cientes dos riscos e das consequências dos problemas periodontais e tomem medidas para proteger sua saúde bucal”, completa Torres.