SEÇÕES

Pressão baixa: causas, sintomas, riscos e como tratar - O que acontece com o corpo

Algumas pessoas, principalmente no calor, sentem sentem tontura, fraqueza e suor frio, decorrentes da pressão baixa. Se a sensação for sentida com frequência, pode ser necessário procurar um médico. - O que acontece com o corpo

Slide 1 de 7

O que acontece com o corpo

Siga-nos no

Algumas pessoas, principalmente no calor, sentem sentem tontura, fraqueza e suor frio, decorrentes da pressão baixa. Se a sensação for sentida com frequência, pode ser necessário procurar um médico.

A pressão arterial é consequência da força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo. Quando o coração se contrai (sístole) para expulsar o sangue de seu interior, a pressão nas artérias atinge o valor máximo (pressão máxima ou sistólica). Quando a musculatura cardíaca relaxa (diástole) para permitir que o sangue volte a encher suas cavidades, a pressão cai para seus valores mínimos: é a pressão mínima ou diastólica.

De acordo com os critérios internacionais estabelecidos, os valores de referência desejáveis da pressão arterial estão ao redor de 120 mmHg x 80 mmHg, ou 12 por 8.

Considera-se que uma pessoa está com pressão baixa, ou hipotensão arterial, quando esses níveis são menores que 9 por 6. É comum pessoas que sofrem desse problema apresentarem desmaios quando a pressão cai, mas é preciso ressalvar, porém, que pessoas saudáveis podem ter níveis baixos a esse ponto sem manifestar os sinais negativos da hipotensão arterial.

Pressão baixa não é considerada uma doença em si, mas pode estar relacionada com doenças graves como infarto do miocárdio, embolia pulmonar, diabetes, doença de Addison e a síndrome de Shy-Drager, por exemplo.

 

Slide 1 de 7
Carregue mais