O cantor Chico Buarque de Holanda passou por uma cirurgia na última terça-feira, no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, para aliviar a pressão intracraniana provocada pelo acúmulo de líquido nos ventrículos cerebrais.
Esse líquido é produzido, absorvido e renovado diariamente pelo organismo, mas, com o avanço da idade, a capacidade de absorção diminui, o que pode levar ao acúmulo e aumento da pressão na região. Um exame de rotina detectou excesso de líquido na cabeça e a necessidade da cirurgia para drenagem.
Se identificado precocemente, o problema pode comprometer a fala e os movimentos do paciente. Entre os sintomas mais comuns da pressão intracraniana elevada estão alterações na marcha, dificuldades cognitivas e distúrbios esfincterianos.
TRATAMENTO
O tratamento envolve uma cirurgia para implantação de uma válvula no ventrículo cerebral, por meio de um pequeno furo de cerca de 2 centímetros. A válvula é conectada a um cateter que percorre o corpo sob a pele até a região abdominal. Quando a pressão aumenta, a válvula se abre automaticamente, permitindo que o excesso de líquido seja drenado para a corrente sanguínea e eliminado pela urina.