Pressão alta antes dos 40 anos? Veja possíveis causas e saiba como resolver

Se você acha que a hipertensão é um problema apenas para adultos mais velhos, é hora de repensar

Médico aferindo pressão arterial de paciente | Reprodução/Internet Médico aferindo pressão arterial de paciente | Foto: Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Se você acha que a hipertensão é um problema apenas para adultos mais velhos, é hora de repensar. Para muitas pessoas na faixa dos 30 anos, o estresse de equilibrar trabalho, relacionamentos e objetivos pessoais resulta em escolhas de estilo de vida pouco saudáveis, o que contribui para a pressão alta. 

A hipertensão ocorre quando a pressão arterial é igual ou superior a 140/90 mmHg, ou se você toma medicamentos para controlá-la.

Inatividade física e obesidade

Passar muito tempo sentado ou ter um trabalho com baixa atividade física pode aumentar a pressão arterial. Não praticar exercícios regulares, como cardio, treinamento de força ou HIIT, pode contribuir para a hipertensão. Segundo a American Heart Association (AHA), para cada hora extra sentado, a pressão arterial sobe um pouco: 0,06 mmHg na sistólica e 0,20 mmHg na diastólica.

Dieta pouco saudável

Alimentos processados, excesso de açúcar e gorduras saturadas e trans podem elevar a pressão arterial. A falta de alimentos ricos em potássio, como frutas, vegetais e grãos integrais, também pode ser um fator contribuidor.

Estresse e sono

Estresse contínuo, seja no trabalho ou em relacionamentos, pode aumentar a pressão arterial. Além disso, a má qualidade do sono ou distúrbios de sono também são fatores que contribuem para a hipertensão. A AHA aponta que pessoas que trabalham em turnos rotativos ou noturnos têm maior risco, já que o sono inadequado impacta negativamente na pressão arterial.

Fumo e consumo excessivo de álcool

O fumo e o consumo excessivo de álcool também são grandes contribuintes para a hipertensão. Fumar danifica as paredes dos vasos sanguíneos, dificultando o fluxo de sangue e elevando a pressão arterial. O álcool em excesso pode levar ao ganho de peso, prejudicar o sono e aumentar a pressão arterial. Um estudo de 2019 publicado no Journal of the American College of Cardiology (JACC) descobriu que tanto bebedores moderados quanto pesados têm risco maior de hipertensão em comparação com aqueles que não consomem álcool.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com