A pipoca, perfeita para acompanhar um bom filme, é um petisco adorado por muitas pessoas. Simples de preparar, exige poucos ingredientes e pode ser comprada já pronta nos cinemas.
Além de ser uma opção deliciosa para petiscar, a pipoca também oferece benefícios para a saúde, especialmente quando consumida de maneira adequada, já que é, basicamente, milho.
Benefícios da pipoca
O maior destaque da pipoca está nas fibras presentes em sua composição, além de conter vitaminas do complexo B e E, ferro, fósforo, zinco e magnésio, conforme explica a matéria de Thais Szegö para a editoria de Saúde do Estadão.
Esses nutrientes, quando inseridos em uma dieta equilibrada e acompanhados de um estilo de vida saudável, podem ajudar no controle do açúcar no sangue, prevenindo doenças como o diabetes tipo 2, na redução do risco de doenças cardíacas e no equilíbrio dos níveis de colesterol, por exemplo.
Cuidados no preparo da pipoca
Para aproveitar todos os benefícios da pipoca, é fundamental prestar atenção em como ela é preparada. A melhor maneira é fazê-la na panela com apenas um fio de óleo. Outro ponto importante é controlar a quantidade diária recomendada: 20 gramas, o que equivale a uma xícara e meia de pipoca.
Receitas de pipoca
Além da versão tradicional com sal ou das opções doces como caramelizada ou com creme de avelã, é possível explorar outros sabores de pipoca que se encaixam perfeitamente em uma dieta equilibrada. Confira abaixo:
Pipoca com gengibre, shoyu e óleo de gergelim
Essa receita simples traz temperos clássicos da culinária asiática, transformando a pipoca em um petisco saboroso, ideal para abrir o apetite ou acompanhar um bom filme.
Pipoca indiana com curry
Outra versão criativa, nesta receita os grãos de milho são temperados com curry, trazendo o sabor exótico da culinária indiana para o seu lanche.
Com informações do Estadão