Por que dormir sempre no mesmo horário é mais importante do que você imagina
- Explicação
A chamada regularidade do sono se refere a deitar e acordar em horários semelhantes todos os dias, com variação máxima de cerca de 30 minutos.
- Explicação
A principal explicação para esses efeitos está no ritmo circadiano, o relógio biológico que regula não apenas o sono, mas também hormônios, metabolismo, apetite, humor e funções cardiovasculares. Quando esse sistema entra em desalinhamento, processos fisiológicos importantes passam a ocorrer fora de hora, como a liberação inadequada do cortisol, o hormônio do estresse, o que pode aumentar a inflamação no organismo.
Além disso, o desequilíbrio do ritmo circadiano pode interferir na percepção da fome, levando a refeições em horários inadequados, como comer tarde da noite, o que aumenta o risco de ganho de peso e obesidade.
Para reduzir a irregularidade do sono, especialistas sugerem medidas simples: criar um aviso para iniciar a rotina noturna cerca de uma hora antes de dormir e se expor diariamente à luz natural pela manhã, sempre no mesmo horário. A luz é o principal sinal que ajuda o corpo a manter seu relógio interno sincronizado.