A dançarina Brunna Gonçalves, de 32 anos, e sua esposa, Ludmilla, de 29, surpreenderam seus fãs ao anunciar, neste sábado (9), que estão esperando o primeiro bebê do casal, durante o show "Numanice" da cantora. Além da emoção e do amor que transbordaram entre elas no palco, um outro detalhe chamou a atenção dos fãs e seguidores: a aparência ainda definida do abdômen de Brunna.
Esse efeito pode estar relacionado a um procedimento estético que Brunna realizou há 4 anos, em 2020, a lipoaspiração LAD (Lipoaspiração de Alta Definição). Popularmente conhecida como lipo LAD, a cirurgia é focada na definição muscular, criando um efeito de "gominhos" na região abdominal. Na época, Brunna comemorou o resultado do procedimento em suas redes sociais.
Gominhos tendem a diminuir
Em entrevista ao Terra Você, o cirurgião plástico Fernando de Azevedo Lamana, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explicou que, embora a gravidez possa alterar a composição corporal e afetar o contorno abdominal, o efeito da lipo LAD pode ser mantido, especialmente nos primeiros estágios da gestação. Brunna e Ludmilla optaram por não revelar o tempo de gestação.
"Com o crescimento do útero e o aumento de peso, ocorrem mudanças no tecido adiposo e na musculatura abdominal, o que pode reduzir a definição inicialmente alcançada com o procedimento", afirma Lamana. Isso quer dizer que o aspecto de "tanquinho" pode diminuir à medida que a barriga cresce, um processo que geralmente se acentua a partir do segundo trimestre da gestação.
Retorno de definição pode ser um desafio
Para gestantes que passaram por procedimentos de alta definição, como a lipo LAD, o acompanhamento médico é fundamental para garantir a saúde e a estética corporal. De acordo com Lamana, manter a hidratação da pele e monitorar o ganho de peso são estratégias importantes para minimizar os impactos na definição muscular. Além disso, a prática de exercícios leves, sempre com a devida liberação médica, pode ajudar a preservar o tônus muscular e manter os resultados do procedimento.
Depois da gestação, a volta ao contorno abdominal desejado pode ser desafiador, dependendo da elasticidade da pele e da quantidade de peso adquirido. "Nem sempre a definição original é recuperada sem uma nova intervenção cirúrgica", afirma o especialista. Em alguns casos, pode ser necessária uma nova lipo LAD ou até mesmo uma abdominoplastia para restaurar o contorno.