O período de menopausa costuma ser incômodo para boa parte das mulheres, especialmente pelo aumento de peso. Essa é uma fase em que as mulheres costumam passar por algumas mudanças corporais, dentre eles, o metabolismo fica mais lento e elas começam a envelhecer, um dos principais motivos para a alteração na distribuição de gordura no organismo.
"Um consenso é que com a idade, principalmente após os 40 anos, existe uma tendência natural de ganho de 0,5 kg por ano, independente da alteração hormonal da menopausa, e isso ocorre, pois com o processo natural do envelhecimento, existe uma tendência de substituição da massa muscular por gordura e consequente queda do metabolismo, assim o número de calorias queimadas por dia é menor", explica a endocrinologista e metabologista pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), Tassiane Alvarenga.
Sobre isso, o ginecologista membro efetivo da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, Igor Padovesi, acrescenta: "O simples fato de envelhecer predispõe ao ganho de peso por alguns motivos: metabolismo mais lento, mais tempo em frente a telas e menos movimento, insônia, medicamentos que podem levar ao ganho de peso e estresse".
Como ocorre o ganho de peso?
O ganho de peso na menopausa tem início com a diminuição de um hormônio importante para o metabolismo feminino, o estrógeno. Segundo Tassiane Alvarenga, ele age prevenindo o acúmulo de gordura nos músculos, no fígado, no tecido adiposo e nas células pancreáticas produtoras de insulina. "A alteração deste equilíbrio metabólico leva a um aumento da deposição de gordura abdominal e ganho de peso em forma de gordura visceral, que é a gordura ruim, relacionada a um maior risco de doenças do coração", detalha a endocrinologista.
De acordo com Igor Padovesi, esse desequilíbrio provoca aumento da grelina, que é o hormônio da fome e a queda da leptina, que é o hormônio da saciedade. "Ou seja, neste período, a mulher está mais sujeita a comer mais e gastar menos", constata o ginecologista. Tudo isso contribui para que elas ganhem mais peso nessa etapa da vida.
Maneiras de perder peso
Para perder peso durante a menopausa, a prática de atividade física é o mais indicado por especialistas. "Se existe um antídoto para este problema, um dos principais ingredientes é a prática de atividade física", ressalta Tassiane Alvarenga. Ela frisa que os benefícios vão desde a redução no índice de massa corporal, diminuição de risco cardiovascular, diabetes, hipertensão e dislipidemia.
A médica também ressalta que é importante cuidar da alimentação, outro importante pilar para combater a obesidade. O segredo é seguir uma dieta saudável e balanceada, com a adição de frutas, verduras, grãos integrais, carnes magras, nozes e castanhas. Para completar, a endocrinologista indica ainda uma boa noite de sono.