SEÇÕES

Pesquisa sugere que a frigideira da sua casa pode causar câncer de fígado; entenda

A conexão entre o uso de utensílios de cozinha e o aumento do risco de câncer de fígado está se tornando cada vez mais clara

Frigideira antiaderente | Foto: Shutterstock
Siga-nos no

A conexão entre o uso de utensílios de cozinha e o aumento do risco de câncer de fígado está se tornando cada vez mais clara. Um estudo divulgado pela Universidade do Sul da Califórnia (EUA) indica que o sulfonato de perfluorooctano (PFOS), um composto presente em muitos produtos antiaderentes, está diretamente associado ao carcinoma hepatocelular não viral, o tipo mais comum de câncer de fígado

A pesquisa sugere que a exposição ao PFOS pode elevar em até 4,5 vezes o risco de desenvolver essa doença.

Substâncias químicas em utensílios de cozinha

Embora o nome PFOS não seja amplamente reconhecido, esse composto está presente em produtos como panelas e frigideiras antiaderentes, como as de teflon. Esses químicos pertencem à família das substâncias perfluoroalquil (PFAS), que são usadas para tornar utensílios mais resistentes à aderência, manchas e água.

Jesse Goodrich, pesquisador da Keck School of Medicine, alertou que este estudo é o primeiro a mostrar uma relação direta entre as PFAS e o câncer de fígado em humanos. Embora já existam sinais desde a década de 1970 sobre os riscos à saúde associados ao uso dessas substâncias, a pesquisa mais recente destaca os perigos da exposição prolongada.

Tabela comparativa

A preocupação com os impactos à saúde vai além do PFOS. O teflon, outro composto presente em panelas antiaderentes, está associado ao PFOA (ácido perfluorooctanóico), que também pode causar efeitos negativos à saúde, incluindo câncer. Contudo, ao escolher utensílios de cozinha mais seguros, é importante considerar materiais como ferro, cerâmica, vidro e até alumínio, que, embora apresente alguns riscos, pode ser utilizado de forma adequada para reduzir danos à saúde.

Panelas de ferro, por exemplo, são uma ótima opção, pois são duráveis, resistentes e não liberam substâncias tóxicas. As de cerâmica, quando feitas com materiais de qualidade, não contêm toxinas e distribuem o calor de maneira mais uniforme. As de vidro, além de não liberarem resíduos, também são uma excelente alternativa, embora exijam mais cuidados para evitar quebras.

Quais panelas evitam o câncer?

Optar por utensílios que não liberem substâncias nocivas é fundamental para diminuir os riscos de doenças graves, como o câncer de fígado. Ao adquirir novas panelas, dê preferência a materiais duráveis e livres de produtos químicos que possam afetar sua saúde.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também