Pesquisa revela relação entre sono do fim de semana e infarto; entenda

A pesquisa buscou avaliar de que forma o aumento do sono aos finais de semana pode influenciar na saúde

Mulher dormindo | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Além de ajudar a recuperar as energias, o descanso extra no fim de semana pode reduzir o risco de infarto. Um estudo realizado por médicos da Universidade de Nanjing, na China, revelou que dormir duas horas a mais nos dias de folga pode diminuir em 63% o risco de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

A pesquisa, publicada na edição de dezembro do Journal of Sleep Research, buscou avaliar se o aumento do sono aos finais de semana pode trazer benefícios para a saúde, considerando a fisiologia do corpo e não apenas os efeitos no humor e no desempenho cognitivo.

Como foi feita a pesquisa?

O estudo realizado pelos cientistas chineses entrevistou 3.400 pessoas, a maioria das quais trabalhava no período noturno. Essas pessoas foram convidadas a relatar seus hábitos de sono e como acreditavam que esses hábitos afetavam sua saúde.

A investigação revelou que aqueles que enfrentavam privação de sono durante a semana, dormindo cerca de 5 horas diárias, mas conseguiam dormir pelo menos duas horas adicionais no fim de semana, apresentavam uma menor incidência de infartos e AVCs em comparação com aqueles que continuavam privados de sono. Os benefícios foram observados tanto ao aumentar as horas de sono noturno quanto ao tirar sonecas ao longo do dia.

Saúde do coração

Os pesquisadores da Universidade de Nanjing afirmaram que a recuperação do sono no fim de semana também foi associada a um menor risco de angina, que é a dor no peito causada pelo entupimento das artérias. Eles observaram que "a pesquisa revelou que o sono não apenas promove o descanso fisiológico, mas também tem efeitos profundos na saúde cardiovascular".

No entanto, não se sabe se esses benefícios são os mesmos para pessoas com uma rotina regular e sem privação de sono durante a semana. Além disso, uma pesquisa anterior deste ano conduzida por nutricionistas ingleses sugeriu que dormir duas horas a mais no fim de semana pode prejudicar a saúde intestinal.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES