Pesquisa revela fruta que reduz açúcar no sangue em até 35%

Os benefícios vão desde a melhora dos níveis de açúcar no sangue até o aprimoramento da função cognitiva

Exame de glicemia | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O mirtilo é amplamente reconhecido como uma das frutas mais benéficas e ricas em antioxidantes disponíveis. Ele é valorizado por suas múltiplas propriedades positivas para a saúde, que vão desde a melhora dos níveis de açúcar no sangue até o aprimoramento da função cognitiva. Além disso, o mirtilo contém compostos bioativos, como as antocianinas, que podem exercer efeitos favoráveis sobre a saúde metabólica.

Um estudo publicado no International Journal of Obesity revelou que o suco de mirtilo pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em até 35%. A pesquisa foi realizada com ratos, que foram escolhidos devido à sua predisposição à obesidade, diabetes, resistência à insulina e hipertensão. A equipe de pesquisa investigou como a bebida afetava esses ratos e observou melhorias significativas nos parâmetros de saúde relacionados ao açúcar no sangue.

A resistência à insulina descreve a dificuldade dos músculos, gordura e fígado em responder adequadamente à insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que permite ao corpo utilizar o açúcar dos carboidratos para obter energia ou armazená-lo para uso futuro.

Pesquisa

Na pesquisa, a equipe de cientistas adicionou suco de mirtilo biotransformado à água fornecida aos ratos e comparou seus efeitos com os de bebidas normais de mirtilo. 

Para potencializar os efeitos antioxidantes da fruta, o suco foi modificado com uma nova cepa de bactéria isolada da flora do mirtilo, chamada Serratia vaccinii. Os resultados demonstraram de forma clara que o suco de mirtilo biotransformado possui um forte potencial antiobesidade e antidiabético.

Este estudo não é o primeiro a sugerir benefícios dos mirtilos para a regulação do açúcar no sangue. Uma revisão publicada na revista Antioxidants constatou que os mirtilos podem ajudar a melhorar a resistência à insulina e aumentar a sensibilidade à insulina.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES