Personal revela 5 exercícios para emagrecer em casa

A prática de atividade física é fundamental para conseguir um défict calórico e a tão desejada perda de peso

Alguns exercícios podem ser feitos em casa e ajudam a emagrecer | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A prática de atividade física é fundamental para conseguir um défict calórico e a tão desejada perda de peso. Para quem tem uma rotina mais corrida, se exercitar em casa pode ser a saída para conseguir sair da ociosidade. Pensando nisso, o personal trainer da Academia Competition, Augusto César, enumera cinco exercícios físicos que podem ser feitos em casa.

O polichinelo é o primeiro deles e costumar ser um exercício de aquecimento para o treino. “Esse movimento envolve membros superiores e inferiores, ajudando na queima de calorias, além de beneficiar a saúde, pois melhora a resistência muscular e cardiovascular. Duas séries de 20 segundos de repetição com descanso de 30 segundos”, disse Augusto em entrevista para o Sport Life.

O skipping sem deslocamento, também conhecido como corrida estacionária, é um exercício simples, que dá para fazer em casa e ajuda no gasto calórico. “Esse exercício simula os movimentos de corrida no mesmo lugar, o que envolve a elevação dos joelhos. Além de queimar calorias, aprimora a coordenação motora, postura e força dos membros inferiores. Duas séries de 20 segundos de repetição com descanso de 30 segundos”, afirma.

Abdominal

Um exercício que também é simples e traz importantes benefícios é a prancha, ela fortalece os músculos da região do abdômen e tem bons resultados em relação à resistência. “Além disso, melhora a postura, alivia possíveis dores nas costas e aumenta a estabilidade e flexibilidade corporal. Duas séries de 20 segundos de repetição com descanso de 30 segundos”, complementa César.

A flexão de braços no solo ajuda a queimar calorias e a fortalecer os membros superiores. “Exercício comum e eficaz para fortalecer os músculos do tronco, braços e região abdominal. Se você não conseguir fazê-lo na posição tradicional com as pernas esticadas, pode apoiar os joelhos no chão e inclinar o corpo a 45 graus para tornar o movimento mais acessível e igualmente eficaz. Três séries de 15 a 20 repetições com descanso de 30 segundos”, detalha.

Já o agachamento livre trabalha os músculos de membros inferiores. “É um dos exercícios mais completos, ativa diversos músculos, promove hipertrofia e emagrecimento simultaneamente. Além disso, o movimento simula o ato de sentar, com recomendação de manter os joelhos ligeiramente afastados e alinhados. Flexione o quadril para trás e desça, evitando que os joelhos ultrapassem a linha dos pés. Três séries de 15 a 20 repetições com descanso de 30 segundos”, destaca.

Alimentação

O profissional chama atenção ainda para a importância de casar atividade física com alimentação equilibrada para conseguir perder peso. “Importante lembrar que para perder gordura corporal é necessário manter um déficit calórico, ou seja, consumir menos energia do que se gasta. Mas, para isso, duas estratégias são fundamentais: consumir alimentos com baixo teor calórico e realizar exercícios regularmente para aumentar o gasto de energia. A quantidade de calorias queimadas após o treino concluído depende da intensidade, condicionamento físico, idade e outros fatores”, encerra Augusto César.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES