Pedras na vesícula: Saiba o que é, quais são os sintomas e como tratar
- Tratamentos e prevenção
As pedras na vesícula, também chamadas de cálculos biliares, devem ser removidas cirurgicamente pois podem causar complicações à saúde
- Tratamentos e prevenção
Diante da possibilidade dos cálculos evoluírem para problemas mais graves, o recomendado é que a vesícula seja retirada. Os indivíduos que têm as pedras e não são operados têm um risco de 30 a 50% de apresentarem uma complicação, o que os obriga a fazer uma operação de emergência.
“Em razão dos riscos que podem ser gerados com a presença dos cálculos biliares, retiramos a vesícula toda cirurgicamente, mesmo quando não há sintomas”, diz Patury.
Além da remoção cirúrgica, o uso de medicações para deixar a bile menos espessa pode ajudar em alguns casos, porém, o médico ressalta que elas não resolvem o problema de forma definitiva.
Para prevenir complicações na vesícula, ele recomenda um estilo de vida saudável. “Como sabemos que o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco, o ideal é ter uma dieta rica em fibras, pobre em gorduras e alimentos industrializados, bem como a prática regular de atividade física”, indica.