SEÇÕES

Parou Ozempic ou Mounjaro? Saiba quantos quilos podem voltar em dois anos - Estilo de vida

Segundo os pesquisadores, o fenômeno levanta dúvidas sobre a eficácia dessas drogas como solução isolada para o controle da obesidade a longo prazo. - Estilo de vida

Slide 6 de 6

Estilo de vida

Siga-nos no

Em um editorial que acompanha a publicação, a pesquisadora Qi Sun, da Escola Médica de Harvard, reforça que os medicamentos não devem ser encarados como uma solução definitiva para a obesidade.

“Os achados do estudo colocam em dúvida a ideia de que os agonistas do receptor GLP-1 sejam uma cura perfeita para a obesidade”, afirma a cientista.

Como o estudo foi conduzido

A análise reuniu 37 estudos, publicados até fevereiro de 2025, envolvendo 9.341 participantes. Em média, o tratamento para perda de peso teve duração de 39 semanas, com acompanhamento posterior de 32 semanas após a interrupção das medicações.

Os autores reconhecem limitações, como o número reduzido de estudos com os medicamentos mais recentes e o curto período de seguimento após o fim do tratamento. Ainda assim, destacam que três métodos estatísticos diferentes foram utilizados — todos com resultados semelhantes, o que aumenta a robustez das conclusões.

Carregue mais