Ovo antes ou depois do treino? Personal trainer explica benefícios

O ovo é o queridinho da rotina alimentar de muita gente, principalmente de quem pratica atividade física

O ovo é um alimento rico em proteínas | Foto: Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O ovo é o queridinho da rotina alimentar de muita gente, principalmente de quem pratica atividade física. Alimento prático e que pode ser usado em diversas preparações, o ovo é rico em proteínas e, por isso, é importante aliado no crescimento e preservação muscular. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre qual o melhor horário para o consumo, se antes ou depois do treino. 

A personal trainer e nutricionista Aline Becker explica como incluir o ovo na dieta de quem treina. “Na verdade, comer ovos traz vários benefícios nesses dois horários. Mas agora pensando na performance, nós não podemos abrir mão de um bom pré-treino. Não que no pós-treino o ovo não seja indicado. Muito pelo contrário. Há vários benefícios, mas no pré-treino ele vai te dar também um aporte energético”, respondeu em entrevista para o Sport Life.

A profissional lembra que a quantidade de ovo a ser consumida depende de alguns fatores como estilo de treino e objetivos, mas ela sugere o acréscimo da porção de claras para aumentar a dose de proteínas sem subir a quantidade de gordura. “Uma dica muito legal e por isso que muitas pessoas usam só a clara. A quantidade recomendada é muito peculiar”, comentou.

Como consumir

Quando consumido antes do treino, Becker afirma que o mais indicado é comer pelo menos uma hora antes. “Vai depender também do processo de digestão de cada indivíduo. Por exemplo: há pessoas que precisam de uma hora e meia para ter aquela boa digestão e fazer um bom treino sem perder a performance ali do treino. Já tem pessoas que metabolizam e digerem mais rápido. Aí já pode estar treinando uma hora depois. Mas pelo menos dá aí um espaço de uma hora para fazer uma boa digestão e não atrapalhar no rendimento dos treinos”, detalhou a profissional.

Além disso, a personal  trainer afirma que é aconselhável que se faça uma mescla do ovo com uma fonte de carboidrato, para que haja um bom aporte energético para a hora do treino. “Uma dica muito legal é a banana, porque há alto índice glicêmico e fazemos uma boa digestão rápida para um bom treino. Então, dá para fazer panqueca de banana, que é o ovo, banana e aveia. Sempre buscar alimentos que o nosso corpo faça uma boa digestão para que não atrapalhe no treino. Pode estar misturando também, por exemplo: com pão integral, banana ou até batata doce com carboidratos complexos”, indicou.

Becker também esclareceu sobre a obrigatoriedade de uma refeição antes do treino. “Obrigatório não é, mas vai depender muito do objetivo de cada pessoa. Por exemplo: o pré-treino serve para te dar um substrato energético para você fazer um bom treino, ou seja, para você ter energia disponível para treinar, de musculação, de HIT e qualquer tipo de treino. Mas não é obrigatório. Porém, você consegue render muito mais e, consequentemente, você terá um melhor resultado”, concluiu Aline Becker.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES