Os cuidados fundamentais com a pele durante o isolamento
- Mãos sem feridas
Um ano de pandemia trouxe mudanças na pele para muita gente, e os dermatologistas relatam novas queixas dos pacientes nos últimos tempos.
- Mãos sem feridas
Outra parte do corpo que vem sofrendo com a pandemia são as mãos. Casos de dermatite atópica estão sendo bastante comuns, dizem as médicas, por causa do uso frequente do álcool em gel e da lavagem das mãos.
De forma alguma essa higiene deve diminuir, alertam as especialistas. O importante é ter cuidados extras para evitar o ressecamento e, consequentemente, a formação de fissuras na pele que podem facilitar a entrada de bactérias, vírus e fungos. Para isso, o melhor aliado é o hidratante, que deve ser aplicado várias vezes ao dia.
“Metade das vezes a gente consegue resolver parte do problema por teleconsulta. Então tem sido uma ferramenta muito importante, principalmente para fazer uma triagem dos pacientes que precisam vir ao consultório ou não”, diz Flávia. Mas, em alguns casos, é essencial uma visita ao dermatologista.
Pacientes com acompanhamento prévio de pintas e manchas na pele e aqueles que fazem uso de medicamentos que exigem acompanhamento, principalmente imunossupressores, não podem faltar às consultas, alerta a dermatologista. (LP)