Os 9 erros de higiene na cozinha que colocam a saúde em risco
- Esperar o alimento esfriar
Não usar os mesmos utensílios para manipular alimentos crus e cozidos é uma das táticas para evitar a contaminação cruzada
- Esperar o alimento esfriar
Cada micro-organismo possui uma temperatura ideal para se multiplicar. Algumas bactérias, por exemplo, se replicam mais rapidamente nos 25 ºC. Outras preferem 30, 35ºC e assim por diante.
Essa explicação nos ajuda a entender por que esperar o alimento esfriar para conservá-lo na geladeira não é uma boa ideia. Se, depois da refeição, as sobras ficam na pia ou em cima da boca do fogão por muito tempo, isso pode representar a oportunidade perfeita para algumas bactérias se multiplicarem ali.
A temperatura da panela ou da travessa cai aos poucos depois que o fogão ou o forno é desligado, até chegar nos parâmetros ideais para que esses seres microscópicos proliferem.
Se a comida vai direto para a geladeira, a temperatura mais baixa impede a reprodução acelerada dos patógenos. Landgraf conta que esse hábito de deixar o alimento esfriar na temperatura ambiente vem do passado, quando as geladeiras eram menos eficientes e botar algo quente dentro delas representava até um gasto extra de energia elétrica.
"Com a evolução desses eletrodomésticos, isso deixou de ser um problema tão grave como antes", compara a especialista.