Os 7 alimentos mais perigosos que devem ser consumidos com muito cuidado - 7. Ostras e outros moluscos crus

De dor no estômago até a morte, confira os efeitos colaterais de alguns alimentos peculiares que podem parecer inofensivos - 7. Ostras e outros moluscos crus

Slide 7 de 7

7. Ostras e outros moluscos crus

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Moluscos crus, principalmente as ostras, são responsáveis por muitos casos de intoxicação alimentar.

As ostras, como outros moluscos, são organismos filtradores e absorvem tudo o que está na água do mar para se alimentar. Portanto, se a água estiver contaminada, elas podem acumular em seu organismo agentes causadores de doenças, como vírus, bactérias e protozoários.

É por isso que quem come a ostra in natura corre o risco de desenvolver quadros de infecção gastrointestinal — febre, diarreia, cólicas abdominais, náuseas e vômitos — e que, em casos mais graves, pode ser fatal.

Em 2007, o falecido cineasta inglês Michael Winner, que também atuava como crítico de restaurantes, chegou a ficar à beira da morte após consumir uma ostra contaminada com a bactéria vibrio vulnificus.

É importante lembrar que a falta de higiene e armazenamento adequado também podem comprometer a qualidade das ostras, uma vez que são altamente perecíveis.

Antes de consumir ostras cruas, portanto, fique atento à sua procedência e frescor. E, para não correr riscos, é aconselhável comê-las sempre cozidas.

Especialistas acreditam que o aumento da temperatura das águas do mar vem estimulando o desenvolvimento de micróbios — por isso, é preciso ter cada vez mais cuidado com esse tipo de alimento.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES