Embora a medicina tenha tido importantes descobertas e as chances de realizar um tratamento bem sucedido tenham aumentado ao longo dos anos, o diagnóstico de câncer continua sendo um desafio emocional e físico tanto para os pacientes como para quem os cerca. Por isso, o melhor a se fazer é tentar prevenir a doença. Uma das formas de fazer isso é com a alimentação, priorizando bons alimentos e evitando aqueles que podem favorecer o aparecimento dessa enfermidade.
Para ajudar, preparamos uma lista com 10 alimentos que, comprovadamente, aos tidos como cancerígenos por aumentarem as chances de desenvolver a doença. Alguns agentes presentes nesses alimentos que consumimos com frequência podem alterar nosso DNA e provocar reações que, a longo prazo, podem causar câncer.
Álcool
Bebidas alcoólicas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aparecem entre as principais causas de câncer no mundo. No entanto, ainda gera debates a ligação entre o consumo de álcool e o surgimento da doença. Mas, mesmo ainda não se tendo um consenso, beber com moderação ainda é a atitude mais adequada.
Alimentos processados
Não é segredo para ninguém que carnes processadas são danosas à saúde. A OMS colocou esse tipo de alimentos, como salsichas, salames, entre outros, no Grupo 1 de substâncias cancerígenas. Segundo a Organização, existe uma ligação direta entre eles e cânceres do tipo gástricos e colorretais.
Pipoca de micro-ondas
Ela parece inofensiva e é um lanche super popular em praticamente todas as faixas etárias, no entanto existem riscos ligados aos ácido perfluorooctanóico (PFOA) encontrado nas pipocas de micro-ondas e é preciso estar atento a isso. Esse compostos está relacionado a vários problemas de saúde, incluindo infertilidade, doenças da tireoide e câncer.
Açúcar refinado
Quando se fala em consumo excessivo de açúcar, a primeira coisa que se pensa é em excesso de peso e essa costuma ser a maior preocupação das pessoas. No entanto, as consequências podem ir muito além disso. Estudos mostram que o excesso de açúcar pode causar inflamações crônicas nas células do corpo, aumentando o risco de desenvolvimento de câncer.
Outros alimentos cancerígenos:
Alimentos defumados
Peixes de criação
Carne vermelha
Óleo hidrogenado
Alimentos em conserva
Alimentos cozidos demais