SEÇÕES

O que é a ELA, doença degenerativa que ainda não tem cura e afetou Eric Dane - Sinais

Na prática, isso provoca perda gradual de força muscular, dificuldade de coordenação e, com o tempo, incapacidade de realizar atividades simples, como caminhar, segurar objetos, falar ou engolir. - Sinais

Slide 1 de 4

Sinais

Siga-nos no

A morte do ator Eric Dane, aos 53 anos, voltou a chamar atenção para a esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença neurodegenerativa progressiva que afeta os movimentos e ainda não tem cura. O artista havia tornado público o diagnóstico em abril do ano passado.

A ELA compromete os neurônios motores, células responsáveis por transmitir os comandos do cérebro aos músculos. Com o avanço da doença, esses neurônios se degeneram e morrem, interrompendo a comunicação com o corpo.

Na prática, isso provoca perda gradual de força muscular, dificuldade de coordenação e, com o tempo, incapacidade de realizar atividades simples, como caminhar, segurar objetos, falar ou engolir. Em estágios mais avançados, a condição pode afetar os músculos responsáveis pela respiração.

O nome da doença descreve suas características: “esclerose” significa endurecimento; “lateral” refere-se à região da medula espinhal atingida; e “amiotrófica” indica a atrofia muscular causada pela falta de estímulo nervoso.

Slide 1 de 4
Carregue mais