Sabemos que liberar os gases em público pode ser muito desconfortável e visto como anti-higiênico na maioria das vezes, mas segurar e abafar esse processo natural do organismo pode levar a uma série de consequências físicas nada prazerosas. É preciso estar em alerta para que o pior não aconteça.
Os gases são um subproduto natural do processo digestivo do corpo, produzido e liberados por bactérias em seu intestino, bem como pelo ar que você ingere. O processo ocorre quando esses micróbios decompõem e metabolizam os alimentos que você consome, liberando gases sulfurados que, consequentemente, causam o mau cheiro.
Então quando abafar e quando soltar?
Na ciência, é sabido que esses gases acumulam e passam pelo sistema digestivo antes de serem liberados pelo reto. No entanto, é possível evitar a liberação imediata desses gases ao tensionar o esfíncter anal, segurando até que seja mais conveniente.
Essa prática de vez em quando pode ser inofensiva e até considerada educada, mas reter as flatulências com frequência pode causar vários problemas. Os efeitos colaterais de segurar o peido podem variar desde gases bucais até problemas digestivos mais sérios e dor. Veja quais podem ser esses efeitos:
- Gases bucais – Uma das reações mais estranhas ao segurar as flatulências são as gases bucais. Quando se impede uma flatulência de sair, parte do gás acumulado no reto consegue passar através da parede intestinal e ser reabsorvido na corrente sanguínea. A partir daí, ele pode ser excretado ao expirar pelos pulmões, causando uma liberação inodora na boca. Segurar por muito tempo significa que o excesso de gases intestinais acabará escapando de forma incontrolável.
- Inchaço – O acúmulo de gás em seu intestino pode também ocasionar outro efeito colateral: o inchaço. Isso faz com que o estômago inche e cause uma sensação de desconforto semelhante à sensação de estar muito cheio.
- Indigestão – A indigestão pode ser outra consequência a médio prazo de segurar os gases. A dispepsia causa dor ou desconforto na parte superior do abdômen.
- Refluxo – Quando se sente dor por indigestão no alto do esterno, chamamos de refluxo ácido. Isso acontece quando o ácido do estômago sobe em direção à garganta, o que também pode deixar um gosto ácido desagradável na boca.
- Diverticulite – Segurar os gases pode causar a formação de bolsas de ar dentro do trato digestivo. Se estas se inflamam, podem desenvolver a condição conhecida como diverticulite. Se não tratada, a diverticulite pode ser grave e causar infecção.
- Hemorroidas – Dependendo da quantidade de gases acumulados no abdômen, há risco de aumento da pressão arterial nas veias no entorno do ânus, provocando a formação de hemorroidas.
Como lidar?
6 benefícios que soltar pum traz para o corpo e pouca gente sabe:
- 1. Redução de inchaços abdominais
Ter a sensação de estar com a barriga inchada não é nada por acaso! Majoritariamente, isso provém do acúmulo de gases no intestino. Em outras palavras, não segure aquele pum caso você não queira ficar com o abdômen estufado
. - 2. Equaliza sua dieta
A partir do momento que você consegue identificar, através do cheiro de seus gases, como seu intestino anda funcionando, você passa a repensar em sua dieta. Por exemplo, alimentação muito pesada, cheia de proteínas e carboidratos, deixam seu pum mais fedido. Enquanto nas dietas ricas em fibras, os gases são mais neutros. - 3. Diminui a dor de barriga
Segurar o peido, além de causar o inchaço na região da barriga, ainda pode causar cólicas e dores no local. Como aliviar a situação? Liberando esse gás todo que está em você. Nessas horas, vale até fazer umas massagens no abdômen. - 4. Segurar o pum faz mal ao cólon
O cólon é a parte final do seu intestino, antes de chegar no reto e no ânus. Bom, onde queremos chegar é que, se você tem hemorroidas ou qualquer outra doença na região, segurar o peido pode ser um péssimo negócio. Médicos recomendam que o melhor a se fazer é deixar que os gases saiam à medida que isso for necessário. - 5. Sentir o cheiro do seu pum te faz bem
Pode confessar aqui que sentir o cheiro do pum de algum amigo é muito nojento, mas que você não vê nenhum problema em sentir o cheiro de seus próprios gases. Pois saiba que isso não vem do acaso, para o seu organismo isso faz muito bem. Inalar o gás produzido pelo trabalho do próprio intestino é algo que evita danos mitocondriais das células, prevenindo acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e até artrite. - 6. Um simples pum entrega muito sobre sua saúde
Por último, seus gases podem estar dizendo muito sobre você. Como? O que acontece é que seus puns são grandes sinais de alerta de como anda sua saúde. Por isso, se houver uma mudança brusca na forma como você libera as flatulências de todo dia, não hesite em visitar um médico.