O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência

Um estudo com mais de 10 mil participantes mostrou que é possível proteger o cérebro com um hábito simples

Idoso | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Cuidar da saúde pode ser um desafio com a rotina corrida de trabalho e responsabilidades, deixando pouco tempo para exercícios. Porém, um estudo com mais de 10 mil participantes trouxe boas notícias: é possível proteger o cérebro e a saúde geral com um hábito simples, mesmo com pouco tempo disponível.

Qual é o hábito que protege contra a demência?

Praticar exercícios de uma a duas vezes por semana, até mesmo nos fins de semana, pode reduzir o risco de demência, de acordo com uma pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine. Aqueles que adotam esse hábito têm menos chances de desenvolver demência leve, comparados aos sedentários, com uma redução de 11% no risco, similar ao de pessoas que se exercitam com maior frequência.

Isso significa que, mesmo que não seja possível praticar exercícios todos os dias, se movimentar por algumas horas em dias específicos já oferece benefícios significativos. “Os benefícios de se exercitar uma ou duas vezes por semana são muito semelhantes aos de se exercitar com mais frequência”, afirmou o Dr. Gary O’Donovan, líder do estudo.

Importância do exercício físico

A atividade física previne diversas condições, como doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e até câncer. Para a saúde cerebral, ela melhora a circulação sanguínea e estimula a liberação de substâncias que protegem e regeneram as células do cérebro. Além disso, o exercício regular reduz o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, e ajuda a manter as funções cognitivas em boas condições, mesmo com o envelhecimento.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES