Nutrólogo revela 5 efeitos surpreendentes do álcool no corpo

Os prejuízos do álcool estão presentes inclusive entre as pessoas que praticam atividade física

A bebida alcoólica pode trazer prejuízos a quem pratica atividade física | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As bebidas alcoólicas combinam muito com determinadas situações, como confraternizações com amigos, festas, dentre outros, e muita gente se recusa a abrir mão de seu consumo. No entanto, há uma discussão sobre seus efeitos negativos sobretudo para quem pratica atividade física. Diante disso, o nutrólogo Ronan Araujo cita os cinco efeitos do álcool no desempenho físico.

Um dos efeitos do álcool é a desidratação. A bebida alcoólica é diurética, ou seja, causa um aumento da produção de urina. E é importante ressaltar que a desidratação é bastante prejudicial ao desemprenho atlético. Perder líquidos pode ocasionar cãibras nos músculos, fadiga precoce e até mesmo insolação.

O consumo de álcool de forma exagerada também causa prejuízos no metabolismo de carboidratos. Isso por que a bebida alcoólica pode interferir na forma como o seu organismo metaboliza os carboidratos. Isso leva a uma queda nos níveis de glicogênio, que é a principal fonte de energia para o seu corpo enquanto você pratica atividade física, principalmente os exercícios de resistência.

Além dos prejuízos apresentados durante a prática de atividade física, o consumo de bebida alcoólica também prejudica o consumidor em sua recuperação pós-exercício. Após a prática da atividade física, o corpo precisa se recuperar e o álcool pode interferir de forma negativa nesse processo, prejudicando a síntese de proteínas e a restauração do glicogênio muscular.

Sistema cardiovascular

A bebida alcoólica também impacta no sistema cardiovascular, causando alterações na frequência cardíaca e na pressão arterial, prejudicando o desempenho durante o exercício. Além disso, o consumo de bebida alcoólica prejudica a a coordenação motora e a função neuromuscular, que aumenta o risco de lesões durante o exercício.

Para finalizar, o nutrólogo aconselha as pessoas a priorizarem sempre sua saúde. "Sua saúde e segurança sempre devem ser prioridade máxima. Portanto, a próxima vez que se deparar com a escolha entre álcool e exercício, lembre-se de que a decisão inteligente é investir em sua saúde e bem-estar em longo prazo", concluiu o Dr. Ronan Araujo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES