Nutróloga dá 6 dicas para quem quer emagrecer em 30 dias

Emagrecer não está entre as tarefas mais fáceis e requer dedicação e, muitas vezes, de mudanças de hábitos

O emagrecimento saudável requer algumas mudanças de hábitos | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Emagrecer não está entre as tarefas mais fáceis e precisa de dedicação e, muitas vezes, de mudanças de hábitos. No entanto, há muita gente que inicia a busca dessa meta no desespero e sem muito planejamento. Para ajudar essas pessoas, a médica nutróloga Marcella Garcez revelou seis dicas para emagrecer em 30 dias. 

Mas é mesmo possível conseguir emagrecer em um período tão curto de tempo? Segundo a médica, é possível, sim, dar início a esse processo. "Emagrecer de forma saudável e sustentável em apenas 30 dias pode ser um desafio, mas é possível começar a alcançar resultados significativos com algumas mudanças no estilo de vida. É sempre bom lembrar que o emagrecimento rápido pode não ser adequado para todas as pessoas e que é fundamental priorizar a saúde em vez de metas inatingíveis", explica.

Alimentação leve. É recomendado monitorar o tamanho das porções alimentares e comer com moderação, optando por pratos que ajudem a reduzir o consumo de calorias. É aconselhável fazer de três a seis refeições por dia em intervalos regulares para evitar excessos e manter o metabolismo ativo.

"Priorize alimentos naturais, equilibrados e nutritivos, como frutas, legumes, verduras, grãos integrais, proteínas magras, proteínas vegetais e gorduras saudáveis. Evite alimentos muito processados, ricos em açúcares, gorduras modificadas e excesso de sódio", detalha Garcez.

Lanches. Outra dica é que sejam evitados os lanches desnecessários e a hidratação deve ser feita de forma correta. "Evite comer entre as refeições. Caso seja necessário, opte por lanches saudáveis, como frutas ou castanhas. Mantenha seu corpo hidratado ao longo do dia. A água é insubstituível, pode ajudar a controlar o apetite e auxiliar na digestão", reforça a profissional.

Diga não a dietas restritivas. Ao contrário do que muitos acreditam, as dietas restritivas não devem ser seguidas, mesmo quando se quer perder peso rapidamente. "Dietas muito restritivas e severas podem ser prejudiciais à saúde e dificultar a manutenção do peso a longo prazo", relata.

Rotina de exercícios físicos. Independentemente do esporte, é essencial manter-se ativo. Encontre atividades que lhe tragam prazer, pois os resultados virão com o tempo. A única precaução é evitar o "overtraining", ou seja, o excesso de treinamento. "A atividade física moderada, regular e sustentada é essencial para a perda de peso saudável e manutenção do peso corporal. Sendo assim, combine atividades aeróbicas com exercícios de resistência para queimar calorias, aumentar o metabolismo e fortalecer os músculos", indica.

Sono leve sem bebida calórica. "O sono adequado é essencial para a recuperação do corpo e para o controle do apetite. Tente dormir de 7 a 9 horas por noite. Além disso, refrigerantes, sucos industrializados e bebidas alcoólicas são ricas em calorias vazias e podem atrapalhar o emagrecimento", aconselha.

Acompanhamento. "Todo emagrecimento acima de 10% de peso corporal idealmente deve ter o aval do seu médico de confiança ou o acompanhamento de um médico especializado para avaliar a saúde em equipe multidisciplinar. Para, dessa forma, organizar as necessidades, ajudar a criar um plano alimentar e de exercícios adequado, além de estabilizar fatores emocionais e objetivos individuais", finaliza Marcella Garcez.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES