A manutenção dos níveis normais de glicose é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Níveis elevados podem agravar condições como diabetes e seus sintomas, como boca seca, além de outros efeitos prejudiciais. Neste contexto, a nutricionista Jéssica de Freitas destaca, em entrevista para a revista Sport Life, cinco vegetais que ajudam a reduzir a glicose no sangue.
Cenoura
O primeiro citado por ela é a cenoura, que é uma rica fonte de betacaroteno. "Esse antioxidante ajuda a regular o açúcar no sangue e a melhorar a função das células beta pancreáticas, que produzem a insulina. Esse benefício seria capaz de atuar na prevenção da diabetes mellitus tipo 2”, garantiu.
Brócolis
As fibras desempenham um papel fundamental no controle dos níveis de açúcar no sangue, pois não são digeridas da mesma forma que outros carboidratos, não sendo absorvidas pelo sangue da mesma maneira. “Além disso, o brócolis tem um composto chamado sulforafano, que controla a resistência insulínica e os níveis de glicose. Um estudo com pacientes diabéticos mostrou que esse composto químico reduz em mais de 10% os níveis de glicose no sangue”, acrescentou.
Abobrinha
Esse alimento possui uma quantidade importante de fibras solúveis que contibuem para diminuir a velocidade de absorção dos alimentos. Isso ajuda a evitar o pico de glicose no sangue. “Como tem um baixo índice glicêmico, é uma ótima opção de legumes para substituir o carboidrato no prato”, disse a nutricionista.
Berinjela
“Pode ser um ótimo acompanhamento para o seu próximo jantar ou almoço. Além de conter fibras solúveis e ser um legume de baixo índice glicêmico, a berinjela contém compostos clorogênicos, que tem uma ação de regular o açúcar no sangue”, destacou Jéssica.
Couve-flor
“Seja no vapor ou no arroz, a couve-flor pode ser um ótimo complemento na sua refeição para ajudá-lo a manter os níveis de glicose no sangue sob controle. Além disso, é uma excelente fonte de vitamina A antioxidante, boa fonte de vitamina K e é pobre em carboidratos”, explicou.