Noni: podemos confiar na fruta que promete combater tumores e diabetes?
- Como ele é consumido?
Reconhecido pela grande quantidade de antioxidantes, fruto famoso na medicina oriental deve ser evitado, segundo as autoridades
- Como ele é consumido?
Natural do sudeste asiático, o noni é bastante consumido no Taiti (maior produtor mundial), Polinésia, Malásia, Filipinas e algumas regiões do Japão e da China. Ele tem um sabor bastante amargo e, portanto, costuma ser consumido em sucos e chás. Aliás, uma simples busca no Google pelo termo 'chá de noni' traz quase 400 mil resultados.
A infusão traz um dos benefícios do fruto: a alta concentração de antioxidantes, algo que a ciência já provou que ele tem de sobra. Essas substâncias combatem os radicais livres que, em excesso, oxidam nossas células, um processo que está associado ao envelhecimento precoce e a várias das doenças crônicas - dentre as mais complicadas, o desenvolvimento de tumores.
Esse é um dos motivos que explica o vai-e-vem no seu consumo. “Com a moda do antienvelhecimento, as pessoas procuram os alimentos que contenham antioxidantes para prevenir doenças e o próprio envelhecimento. O noni é um deles”, explica a médica endocrinologista Giovanna Carpentieri, que faz doutorado em tratamentos nutricionais para o emagrecimento na Unifesp.