Nem dieta, nem remédios: o segredo para viver mais pode estar onde ninguém imaginava
- Fórmula
O genoma de supercentenários brasileiros abriga variantes genéticas raras, capazes de explicar por que algumas pessoas conseguem envelhecer com saúde mesmo sem acesso a dietas sofisticadas ou medicina avançada.
- Fórmula
Nem peixe, nem vinho, azeite ou iogurte. A fórmula para viver até os 100 anos, ou além, com qualidade pode estar menos no prato e mais no DNA. Um artigo publicado nesta semana na revista Genomic Psychiatry afirma que o Brasil guarda um dos maiores tesouros científicos do mundo para desvendar os segredos da longevidade humana extrema.
Segundo os pesquisadores, o genoma de supercentenários brasileiros abriga variantes genéticas raras, especialmente ligadas ao sistema imunológico, capazes de explicar por que algumas pessoas conseguem envelhecer com saúde mesmo sem acesso a dietas sofisticadas ou medicina avançada. Mais do que compreender esses mecanismos, a expectativa é usar esse conhecimento para desenvolver tratamentos que ajudem quem não nasceu geneticamente “privilegiado” a viver mais e melhor.