Mitos e verdades da voz: especialista explica o que faz bem para as cordas vocais

Diante disto, em entrevista ao MeioNews, a fonoaudióloga Janaína Lopes esclareceu e desmentiu alguns mitos.

Pessoa utilizando a voz. | Imagem de senivpetro no Freepik
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A voz é um instrumento poderoso, capaz de transmitir emoções, ideias e conectar você com o mundo ao seu redor, é por meio dela que nos comunicamos. Mas será que você realmente sabe como cuidar dela? Crenças populares podem levar a hábitos prejudiciais, comprometendo a saúde vocal e a qualidade da comunicação. Diante disto, em entrevista ao MeioNews, a fonoaudióloga Janaína Lopes esclareceu e desmentiu alguns mitos. 

PASTILHAS DE MENTA 

As pastilhas de menta são balas ou pastilhas com sabor de menta. Elas são frequentemente usadas para refrescar o hálito, amenizar a dor de garganta e acalmar a tosse. No entanto, a fono explica que elas promovem apenas uma falsa sensação de alívio, podendo até mesmo prejudicar ainda mais a garganta e consequentemente as cordas vocais. 

“É aquele alívio temporário. O que vai acontecer, a pessoa vai forçar a garganta e, naquele período aqui tá com a garganta,’anestesiada’, ela vai piorar quando passar o efeito da balinha de hortelã e vai voltar de novo a dor de garganta. Porque não teve efeito de uma medicação”, afirmou. 

PIGARREAR E SUSSURRAR

O ato de pigarrear, também conhecido como "pigarro", é aquele barulho feito na garganta com o objetivo de limpar e lubrificar as cordas vocais, porém é um ato prejudicial para a voz, assim como falar sussurrando. 

“Faz com que as cordas vocais choque uma na outra e pode causar pequenas lesões. O mesmo acontece quando você fala baixinho. Quando você fica sussurrando também você força as cordas vocais. Não pode sussurrar com muita frequência. Você pode sussurrar uma vez ou outra”, explicou Janaína.

Simpatia do Pintinho

A simpatia do pintinho, também conhecida como "simpatia para a criança falar", é uma crença popular em algumas culturas. Essa prática consiste em colocar um pintinho vivo na boca da criança com a intenção de estimular o desenvolvimento da fala. A fonoaudiologia esclarece que cada para cada pessoa existe um processo de fala diferente. 

“Nós somos indivíduos. Ninguém é igual a ninguém. Mais cedo ou mais tarde, sempre. Toda criança tem seu período digamos do desenvolvimento infantil de acordo com você. Por exemplo, o meu foi diferente do seu e cada um tem o seu diferencial”, ressaltou a fono.

IOGURTE E OUTROS LATICÍNIOS  

Esta é mais uma curiosidade. Iogurte e outros laticínios podem fazer parte de uma dieta saudável para a voz, desde que consumidos com moderação e de acordo com as necessidades individuais. Janaína explica que o consumo de exagerado podem engrossar as cordas vocais. 

“A saliva, engolimos tudo e tudo que a gente engole fica também lubrificando as pregas vocais. Lógico que não vai descer para os pulmões, mas lubrifica. E aí ela dá aquele aspecto grosso nas pregas vocais. Começa a ter atrito mais forte e elas são bem fininhas. Pode causar nódulos ou polipos, eles são mais difíceis para a gente tratar”, explicou. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES