Mentoplastia: saiba tudo sobre a cirurgia que deixa o queixo mais atraente

Procedimento é um dos mais procurados por anônimos e famosos

Mentoplastia é indicada quando o queixo apresenta proporção desarmônica com demais áreas da face | div
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Chamada de mentoplastia, a cirurgia plástica de queixo é um procedimento que consiste na remodelação do terço inferior da face, proporcionando assim um aspecto mais harmonioso ao rosto. Este é um dos procedimentos estéticos mais procurados por celebridades e pessoas que desejam alcançar um perfil facial mais fino e alongado. Famosos como Carlinhos Maia, Alok, Thierry e Gabi Martins já fizeram a cirurgia. 

Mentoplastia é indicada quando o queixo apresenta proporção desarmônica com demais áreas da face 

 Mentoplastia é o nome dado ao procedimento cirúrgico que trata do formato do mento, ou seja, da forma da parte inferior da face (pescoço, mandíbula e um terço do rosto). É o que explica o cirurgião plástico Davis Barbosa. “Ela pode ser realizada para aumentar ou diminuir a projeção do mesmo. Pode envolver tratamento de partes ósseas, uso de próteses ou tratamento de partes moles”, acrescenta.

Davis Barbosa esclarece sobre a cirurgia do queixo 

  Segundo Davis, a cirurgia é indicada nos casos de hipermentonismo (quando a pessoa tem o queixo muito projetado ou pontudo) e hipomentonismo (quando o queixo é muito retraído). 

“É muito importante diferenciar os casos em que apenas o queixo é envolvido dos casos em que há aumento ou diminuição de outras partes ósseas da face. Neste caso, são necessárias cirurgias ortognáticas de grande porte, que envolvem a movimentação de outras áreas da face”, explica o especialista.

O médico afirma que a cirurgia ortognática é um campo que envolve a modificação de partes ósseas da face. Estas podem ser a maxila (parte que recebe os dentes superiores), a mandíbula (parte que recebe os dentes inferiores) ou, apenas, o osso do mento.

 “Enquanto as cirurgias de partes moles do mento são de pequeno porte, sem necessidade de internação hospitalar, rápida recuperação e exigem um preparo mínimo, as cirurgias ortognáticas da mandíbula e maxila exigem meses de preparo ortodôtico (uso de aparelhos nos dentes) assim como várias semanas para uma recuperação satisfatória”, ressalta.

PÓS-OPERATÓRIO 

Ele ainda acrescenta que o pós-operatório das cirurgias de aumento com próteses ou diminuição de partes moles geralmente envolvem pouca dor, alguns dias até o retorno ao trabalho e uma ou duas semanas para retorno a atividades físicas. “Quando associamos a lipoaspiração da ‘papada’ aparecem manchas roxas que levam de uma a duas semanas para desaparecer. O inchaço é variável e vai depender muito da presença ou não de lipoaspiração” diz Davis.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES