Menopausa: tratamentos e formas de prevenção dos sintomas intensos - O que é menopausa?

Fogachos (calorão), secura vaginal, depressão e insônia são alguns dos sintomas da menopausa. - O que é menopausa?

Slide 1 de 7

O que é menopausa?

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A princípio, a menopausa é a última menstruação, que só é determinada com certeza depois de 12 meses sem sangramentos. Já o climatério é o período de transição que ocorre da fase fértil até essa última menstruação. Em média, ele vai dos 45 aos 55 anos de idade – e é aí que já surgem os sintomas. Ora, é nesse período que o fluxo menstrual pode ir e vir, os hormônios femininos começam a decair e por aí vai. Com informações da revista Veja Saúde.

Por volta dos 40 anos, a menstruação começa a ficar mais espaçada e imprevisível. Até que, em um momento, a mulher para de menstruar. Lembrando que existe a menopausa precoce. Ela entra em cena quando os sintomas surgem antes dos 40 anos. “Dentro de um período que ainda seria reprodutivo, a mulher entra em falência ovariana”, explica Nilka Donadio, ginecologista e obstetra e consultora da Dasa Genômica.

Com o tempo, parte do incômodo decorrente da menopausa tende a ir embora. Mas alguns desconfortos podem permanecer, como secura vaginal. Além disso, a pós-menopausa é marcada por um aumento no risco de doenças como osteoporose e panes cardíacas. Daí a necessidade de ir ao médico e monitorar o estado de saúde.

Slide 1 de 7
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES