Menina de 13 anos quase fica cega após seguir dica de skincare no TikTok

Adolescente de 13 anos tinha o costume de seguir uma influenciadora que dava dicas de cuidados com a pele

A jovem foi internada com uma infecção bacteriana nos tecidos sob a pele, ocasionada pelo produto | Reprodução: Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma menina de 13 anos passou por maus bocados após seguir dicas de beleza encontradas no aplicativo TikTok. O relato partiu da mãe da adolescente para o tabloide britânico Daily Mail. De acordo com Claire, a filha, Amelia Gregory, ficou internada por dias após usar um produto voltado para o cuidado da pele.

A mulher explicou que a jovem tinha o costume de seguir uma influenciadora que dava dicas de cuidados com a pele, conhecido também como skincare. Em um desses vídeos, a criadora de conteúdo mencionou um produto derivado da vitamina A, o retinol – substância utilizada para diminuir os impactos do envelhecimento na pele. Amelia Gregory, então, passou a seguir a dica da influenciadora e fazer uso do cosmético, acreditando que poderia deixar seu rosto mais iluminado, sem conhecimento que o produto teria uma reação negativa em sua pele. 

“Amelia desceu correndo as escadas com o rosto vermelho e gritando de dor”, lembrou a mãe da adolescente. “A pele do rosto dela estava descascando e ela tinha manchas vermelhas. Perguntei, em pânico, o que ela tinha feito e ela soluçou: ‘Um vídeo de cuidados com a pele’. O que quer que ela tenha colocado, queimou tanto a pele dela que ela ficou com vergões. Fiquei atordoada”, narrou.

Prontamente, a mãe de Amelia a levou para o hospital onde foram atendidas por um especialista. A princípio, ele explicou que a substância, quando usada em excesso em peles jovens, pode causar queimação e não levaria tempo para sarar. No entanto, com o passar dos dias, a situação se agravou a ponto do olho da adolescente ficar vermelho e inchado.

No retorno ao pronto-socorro, a jovem foi internada com uma infecção bacteriana nos tecidos sob a pele, ocasionada pelo produto. “Aquela pele escamosa e aberta infeccionou e essa infecção se espalhou para o olho esquerdo. A certa altura, parecia que se espalharia para o direito também. Os médicos me disseram que a infecção poderia fazer com que ela perdesse a visão. Fiquei apavorada e não conseguia acreditar – tudo isso por causa de skincare”, desabafou a mãe.

Tratamento

O tratamento para impedir que a infecção se alastrasse envolveu soro intravenoso e com os procedimentos tendo uma boa resposta, Amelia Gregory recebeu alta. “Algumas semanas depois de sair do hospital, consultamos um dermatologista que olhou ao microscópio e disse que, embora a pele de Amelia tivesse cicatrizado superficialmente, demoraria muito para as camadas mais profundas cicatrizarem. Danos irreparáveis foram causados e ela precisaria usar protetor solar fator 50 no rosto no verão e no inverno”, contou.

“A pele dela também fica permanentemente mais sensível e irritável. Tentamos vários cremes e cada um deles causou dor. Os médicos tiveram que prescrever anti-histamínicos em altas doses, pois ela estava reagindo a qualquer coisa que entrasse em contato com sua pele”, relatou.

Especialistas fazem alerta

O dermatologista Derrick Phillips, da British Skin Foundation, também se manifestou sobre o caso. Para ele, a tendência de vídeos de skincare pode ter seus malefícios. “Os influenciadores compartilham dicas e recomendações de produtos, quando podem não ter todas as informações. Além disso, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra”, pontuou.

Phillips esclareceu o que pode ter acontecido com Amelia: “Tanto os ácidos quanto o retinol esfoliam ou descascam as camadas superiores da pele. Quando combinados, esses produtos podem causar queimadura química – o que resulta em pele seca, vermelha ou com pigmentação escura, irritada e sensível. Usar ingredientes potentes sem compreender suas interações e concentrações também pode exacerbar problemas de pele existentes ou criar novos problemas”.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES