Quando uma pessoa decide que quer seguir uma vida mais saudável, apostando em uma alimentação balanceada e nutritiva, é comum que ela faça algumas substituições para adequar a dieta ao novo objetivo. Um dos ítens que passam a ser incluídos na lista de compras do supermercado são as gelatinas com sabor, por se acreditar que elas são menos calóricas que outros alimentos. Mas será que elas são mesmo aliadas da alimentação saudável?
Segundo a médica nutróloga Ana Cristina Gamosa, muitas pessoas acreditam que as gelatinas ajudam a emagrecer e deixam a pele firme e saudável porque é rica em colágeno. Mas será que isso é verdade mesmo? A profissional desfaz alguns mitos em torno deste alimento. "A gelatina com sabor não não é nem um alimento. A gelatina de uva, por exemplo, nem tem uva na sua lista de ingredientes", afirma.
Muitos aditivos
Outro ponto negativo das gelatinas com sabor, segundo a nutróloga, é o alto número de aditivos que podem ser encontrados nelas. "Um dos alimentos mais ricos em aditivos, inclusive com aqueles com 'precaução' como tartrazina, que tem relação com doenças respiratórias alérgicas, como asma, bronquite e rinite e também também dermatite atópica, e azul brilhante que está associado a hiperatividade em crianças (principal público que consome gelatinas)", alertou a profissional.
A nutróloga afirma, portanto, que não são apenas os adultos, em busca de uma dieta saudável, os afetados pelas gelatinas com sabor. As crianças, que são muito atraídas por esse tipo de alimento, também podem ser prejudicadas.
Rica em açúcares
Além de todos os aditivos já citados, as gelatinas com sabor também são ricas em açúcar e, portanto, não é uma boa opção para quem quer uma dieta à base de alimentos saudáveis. "A quantidade de açúcares é enorme, há marcas que têm até três tipos de adoçantes artificiais no mesmo produto", finalizou.