Médica ensina como baixar pressão alta emocional e tratar o problema

A necessidade de controlar a pressão alta emocional é comum para muitas pessoas que enfrentam esses episódios de hipertensão

Algumas medidas ajudam a baixar a pressão alta emocional | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A necessidade de controlar a pressão alta emocional é comum para muitas pessoas que enfrentam episódios de hipertensão devido a situações de estresse, raiva, intensa emoção, preocupação, nervosismo ou ansiedade no cotidiano. Para lidar com esse problema, especialistas destacam a importância de prestar atenção à saúde mental e resolver os gatilhos que, em cada situação específica ou de maneira sistêmica, estão contribuindo para o aumento da pressão arterial.

Como baixar pressão alta emocional. Segundo a cardiologista Ludmilla Vieitas, em entrevista para o Eu Atleta, em momentos de estresse emocional, pode ocorrer uma descarga adrenérgica, com a ativação do sistema nervoso simpático, o que pode desencadear um aumento na pressão arterial, mesmo em pessoas que não sofrem de hipertensão crônica.

"Nessas situações pode ser necessário o uso de ansiolíticos para controle dos sintomas de ansiedade. Todavia, muitas vezes, ao resolver o gatilho que possa ter desencadeado a situação de estresse, a pressão arterial tende a ser normalizada", explica a especialista. Outra sugestão é incluir o consumo de chás no tratamento da pressão alta emocional. 

Causas da pressão alta emocional. De acordo com o cardiologista Fernando Lamego, as causas da pressão alta emocional vão além das questões psicológicas momentâneas e podem estar relacionadas a fatores genéticos, estilo de vida pouco saudável, histórico de traumas emocionais, condições estressantes no trabalho ou emoções não resolvidas. Por isso, é crucial adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, reservar momentos de lazer para desestressar e buscar ajuda psicológica e/ou psiquiátrica sempre que necessário.

Sintomas da pressão alta emocional

A hipertensão emocional pode surgir após períodos de intensas emoções que ativam o sistema simpático. Conforme explicado pela psiquiatra Mariana Barros, essa ativação prepara o corpo para responder a situações de emergência e alto estresse. Durante esse processo, são liberadas principalmente adrenalina e cortisol, os quais estimulam o aumento dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e da frequência respiratória.

Confira possíveis sintomas:

Dor de cabeça;

Zumbido no ouvido;

Fraqueza;

Dificuldade em dormir;

Dificuldade para respirar;

Dor no peito;

Suor excessivo;

Redução da energia;

Prejuízo ao sono;

Irritação;

Falha na memória.

Como evitar pressão alta emocional

Para prevenir a elevação da pressão arterial devido a questões emocionais, especialistas recomendam uma série de medidas, baseadas em estudos. Entre elas estão a prática regular de atividade física, uma alimentação saudável, técnicas de respiração e garantir um sono de qualidade. Além disso, é aconselhável evitar o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e reduzir o uso de estimulantes como café, chá preto e energéticos.

É fundamental também tentar evitar ao máximo situações estressantes ou que impactem negativamente as emoções. Incluir na rotina atividades de lazer e prazer pode ajudar a aliviar a mente. O estilo de vida desempenha um papel crucial na saúde mental e física.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES